YouTube em segundo plano

Como deixar o YouTube tocando em segundo plano no smartphone

Às vezes somente o YouTube tem aquela versão de uma música que você gosta. Ou aquela playlist que não se encontra em nenhum outro lugar. Ou simplesmente não podemos ou queremos pagar por um serviço de streaming. Seja qual for o caso, veja como ouvir o YouTube em segundo plano sem que ele pause ao mudar de janela.

O Google sabe que as pessoas gostam de deixar o YouTube tocando em segundo plano. Porém, para fazer isso no Android ou iOS, é necessário assinar o YouTube Red nos países onde está disponível. Ou não, como Vlad Savov, do The Verge, descobriu. O pulo do gato é usar o seu navegador em vez do aplicativo do site de vídeos.

Então vamos lá, no Android você vai precisar abrir o Google Chrome e visitar o site do YouTube. Agora clique nos três pontinhos no canto superior direito e marque a caixinha para carregar a versão desktop. Pronto, simplesmente navegue até seu vídeo ou playlist favorita e aperte o play.

Porém, ao mudar de janela ou aba, a reprodução será pausada. Mas não se preocupe, basta apertar o play de novo através da barra de notificação e está resolvido. No iOS vai ser necessário instalar o navegador Dolphin. Quando você mudar de janela ou aba e o vídeo for pausado, basta apertar o play de novo na Central de Controle.

Ouça pelo Telegram

O Telegram é um mensageiro cheio dos recursos, muitos deles copiados recentemente pelo WhatsApp (como aqui e aqui). Algo bem legal que o Telegram permite é reproduzir vídeos do YouTube diretamente na janela de conversa. E esses vídeos não pausam ao mudar de aplicativo ou desligar a tela. O truque aqui é simples.

Você cria uma conversa consigo mesmo, caso ainda não o tenha feito, e então começa a postar nela links para os vídeos desejados. Toque neles, deixe a reprodução começar e corra para o abraço. Ou para fazer qualquer outra coisa. Essa dica é especialmente útil em vídeos longos, como transmissões de rádio 24 horas.

E já que estamos falando do Telegram, aproveita para seguir o canal do blog por lá! Assim você é notificado a cada nova postagem. Pronto, seu pequeno trapaceiro, agora você pode ouvir vídeos do YouTube em segundo plano sem assinar o YouTube Red nem gastar dinheiro com qualquer outra coisa.

Imagem: Flickr @garryknight