Como acessar seus arquivos no OneDrive pelo pen drive de onde estiver

O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem acessível pelo navegador e também aplicativos móveis e para PC. Mas eles não são portáteis, ao contrário do WinSCP. Com ele dá para acessar seus arquivos de qualquer lugar pelo pen drive.

Assim você não precisa ficar fazendo login em computadores alheios nem instalando nada. Basta espetar o seu pen drive num PC e abrir o WinSCP para ter acesso aos seus arquivos na nuvem. A seguir eu conto como configurar tudo.

Antes de mais nada, explico que o WinSCP é um programa que serve para acessar servidores FTP, SFTP e WebDAV, além do Amazon S3. Com ele você envia, baixa, edita e realiza várias operações com seus arquivos e pastas online.

É um navegador de arquivos bastante completo e gratuito. Com este tutorial, nenhum arquivo ou pasta da nuvem é transferido para o pen drive ou computador que estiver usando, a menos que você explicitamente inicie o download de algum deles.

Eles são apenas listados no WinSCP e então você decide o que fazer. Logo, uma conexão com a internet se faz necessário sempre.

Tornando o WinSCP portátil

Primeiramente, vamos baixar o WinSCP e configurar ele para ser portátil, permitindo levá-lo no pen drive. No link acima, clique em Download abaixo de Portable executables. Crie uma pasta no seu pen drive ou outro lugar e extraia os arquivos nela.

Execute uma vez o arquivo WinSCP.exe e em seguida feche-o. Isso serve para criar o arquivo .ini que vamos precisar editar. Nele estarão as configurações da instalação portátil para que nada fique no computador utilizado.

Abra o arquivo WinSCP.ini e dentro dele procure por RandomSeedFile. Depois do sinal de igual, digite .\winscp.rnd. Agora procure por DDTemporaryDirectory e digite .\temp\ também depois do sinal de igual. Salve o arquivo.

Isso vai dizer onde salvar os arquivos e pastas necessários ao funcionamento do WinSCP, que deve ser no mesmo diretório do executável portátil. Sem isso, serão deixados arquivos em todos os computadores em que se utilizar o programa.

Configurando o acesso ao OneDrive

O primeiro passo aqui é, acredite ou não, abrir o OneDrive no seu navegador. Se por acaso não tem uma conta, clique aqui e ganhe 500 MB extras. Após fazer login, repare no endereço na barra de URL. Provavelmente será algo assim:

https://onedrive.live.com/?id=root&cid=ABCDEFGHIJKLMNOP

O trecho que diz ABCDEFGHIJKLMNOP representa o seu ID de cliente. Copie o seu da barra de endereços e guarde para usarmos logo mais. Abra o WinSCP e clique em New Site. Preencha da seguinte forma:

Configurando o OneDrive no WinSCP
Configurando um novo site no WinSCP.

Transcrito, na imagem temos o seguinte:

  • File protocol: selecione WebDAV;
  • Encryption: selecione TLS/SSL Implicit encryption;
  • Hostname: digite d.docs.live.net;
  • User name: digite seu e-mail do Outlook;
  • Password: digite sua senha, mas caso você use autenticação por dois fatores, será necessário gerar uma senha de aplicativo.

Agora clique em Advanced e depois vá em Environment > Directories. Em Remote directory, digite o seu ID de cliente precedido por uma barra /. Então o ID de exemplo informado antes ficaria assim: /ABCDEFGHIJKLMNOP. Veja:

Informe seu ID de cliente como diretório remoto.

Clique em OK, depois em Save e dê um nome para a nova entrada que ficará ali pronta para ser acessada rapidamente.

Pastas do OneDrive acessíveis através do WinSCP portátil.

Pronto! Agora sempre que o WinSCP for aberto, aparecerá uma tela perguntando a qual site deseja conectar. Selecione o OneDrive na lista, clique em Login e tenha acesso aos seus arquivos de qualquer lugar sem instalar nada no computador.

Caso tenha outros sites como FTP/SFTP do seu servidor, uma conta no Amazon S3 ou qualquer outro sistema de armazenamento remoto compatível com o WinSCP, basta criar novos sites para acessá-los.

Acompanhe pelas redes sociais