Mande mensagens de áudio no WhatsApp sem usar as mãos

Publicado em 20/08/2020    Tecnologia    3 minutos de leitura

Muitas pessoas adoram se comunicar pelo WhatsApp como se fosse um walkie-talkie, trocando mensagens de áudio para lá e para cá. Mas sabia que no Android é possível fazer isso sem sequer encostar no celular? Basta usar sua voz, como sempre, e o Google Assistente.

Esse mesmo assistente já permite que os usuários do robozinho verde solicitem várias coisas por comandos de voz, como ouvir uma piada, definir um alarme, saber a previsão do tempo e, com esta atualização recente, enviar mensagens de áudio pelo WhatsApp.

Na verdade, no decorrer do processo, o Google Assistente dá duas opções: você pode encaminhar a gravação tanto pelo WhatsApp quanto pelo Google Messages via RCS ou MMS. Mas como se usa esse novo recurso?

Envio de mensagem de áudio para o WhatsApp via Google Assistente
Passo a passo para enviar mensagens de áudio no WhatsApp via Google Assistente

É muito simples, como a imagem acima entregou:

  1. Diga OK, Google ou Hey, Google para chamar seu Assistente;
  2. Então fale “enviar uma mensagem de áudio para [nome do contato]“, conforme ele estiver salvo na sua agenda;
  3. O Google Assistente vai perguntar: “você quer enviar por SMS ou WhatsApp?”, devendo você responder com “WhatsApp“;
  4. Em seguida, a pergunta será: “sem problemas, o que você quer dizer na mensagem?”. Assim que o Assistente terminar de falar, vai começar a gravar sua mensagem de voz;
  5. Quando você parar de falar, virá a pergunta: “você quer enviar ou alterar?”. Se estiver satisfeito com a gravação, responda com “enviar“.
  6. Caso queira editar ou começar de novo, esta é a hora de falar “alterar” ou cancele o envio dizendo “cancelar“;
  7. Por fim, caso você dê sinal verde, o Google Assistente vai dizer “enviando a sua mensagem para [nome do contato]“.

Pronto! Feito isso, o Google Assistente vai mostrar um botão para abrir o WhatsApp e permitir que você veja a conversa no topo da lista com sua mensagem de áudio enviada. Eu particularmente não costumo enviar mensagens por áudio, mas esse novo recurso é interessante.

Se soma às diversas coisas que você já pode fazer sem usar as mãos por meio desse assistente virtual e pode ser útil em diversas situações, como quando se está fazendo um bolo e não quer sujar o aparelho de farinha ou então quando se está dirigindo.

Apenas espero que chegue a outros mensageiros também, como o Telegram. Agora, lembre de regularmente apagar as suas gravações, que também são enviadas para o Google ao usar o assistente e ficam salvas no seu histórico. E de prestar atenção no trânsito ao dirigir.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: