Conheça as vantagens do VoLTE e do WiFi Calling

Publicado em 02/08/2020    Tecnologia    8 minutos de leitura

As tecnologias VoLTE e WiFi Calling utilizam as redes de dados móveis 4G ou redes WiFi para transmitir as chamadas feitas no celular. Conheça mais sobre as duas e o que isso traz de melhorias.

Voz sobre LTE (VoLTE)

A tecnologia VoLTE, ou Voz sobre LTE em português, faz com que você não seja derrubado para a rede 3G de sua operadora ao fazer uma ligação. Em vez disso, sua chamada ocorre pela rede de dados móveis de sua conexão 4G.

Assim o tempo até começar a chamar é reduzido, já que não há uma troca de tecnologia, e a qualidade do áudio pode até ficar em alta definição. Por isso algumas operadoras chamam o VoLTE de Voz HD ou Chamadas HD.

A propósito, LTE é o nome da tecnologia empregada nas redes 4G brasileiras e significa Long Term Evolution. E apesar de trafegar pela rede de dados móveis, o VoLTE não consome sua franquia. Sua bateria também agradece caso sua linha tenha esta tecnologia provisionada.

WiFi Calling (Chamadas WiFi)

Já o WiFi Calling, conhecido também por Voz WiFi ou Chamadas WiFi em português, transforma a rede WiFi na qual você estiver conectado numa extensão da cobertura de sua operadora. Assim as chamadas acontecem via internet através de sua conexão WiFi.

Isso é muito útil caso você vá para regiões rurais ou sem uma boa cobertura da sua operadora mas que possuem uma rede WiFi decente. Assim você tem menos chances de ficar sem serviço e perder ligações.

O WiFi Calling cria uma conexão VPN segura até o núcleo da sua operadora, e por dentro desse túnel é que suas ligações são encaminhadas.

E, de acordo com o fórum da Vivo, ao menos nesta operadora, ligações DDD e DDI são tratadas como locais quando feitas via WiFi Calling (chamado pela tele de Voz WiFi).

Limitações das tecnologias

Para que o VoLTE funcione com todo o seu potencial, as duas pessoas precisam ter a linha provisionada para usar a tecnologia e um aparelho compatível e configurado. Assim podem ser usados codecs melhores que dão a prometida alta definição de áudio.

Também só funciona entre contatos de uma mesma operadora. Caso o sinal 4G na sua região não seja dos mais fortes e estáveis, podem ocorrer desconexões e quedas nas ligações. O mesmo quanto às chamadas através do WiFi.

Uma conexão WiFi de baixa qualidade ou instável pode atrapalhar a recepção ou realização de chamadas. Ao atender, pode ficar sem som ou então quem liga pode ser encaminhado para a caixa postal. São alguns dos lados negativos em situações menos que ideais.

Tanto o VoLTE quanto o WiFi Calling funcionam por meio de sistema chamado IMS. Caso digam que estes serviços estão ativos em sua linha mas não funcionem mesmo que seu aparelho seja compatível, peça ao atendimento da sua operadora para verificar o registro IMS.

Em alguns aparelhos Motorola, você pode ver se o IMS está registrado através da tela “Sobre” o telefone. Também funciona digitar *#*#4636#*#* no discador de qualquer aparelho Android, ir em Informações do Telefone e tocar nos três pontinhos no canto da tela.

Como ativar o VoLTE e o WiFi Calling

Caso seu aparelho seja compatível, você vai encontrar nas configurações de redes e internet uma opção para ativar esses recursos. No Android, o VoLTE recebe vários nomes a depender do fabricante: Modo 4G Avançado, Chamadas VoLTE, entre outros.

Aparelho Motorola compatível com VoLTE e WiFi Calling
Configurações de VoLTE e Chamadas por WiFi em aparelho Motorola

Caso seu aparelho também tenha suporte a chamadas WiFi, uma opção com esse nome ou algo parecido vai existir nas Configurações. Você pode escolher se deseja que a rede móvel ou rede WiFi seja a favorita para receber ou fazer chamadas.

Caso você prefira a rede móvel, a rede WiFi só será usada para ligações quando o aparelho estiver em modo avião (mas com o WiFi ativado) ou num local sem cobertura da operadora.

WiFi Calling e VoLTE ativos num aparelho Motorola.
Indicadores de WiFi Calling e VoLTE em aparelhos Motorola.

Em aparelhos Android, você verá um indicador de que as tecnologias estão ativas ao lado do medidor de sinal do dispositivo. Nos aparelhos Motorola, aparece um telefone com “4G” no canto superior para indicar que o VoLTE está ativo (vide imagem acima).

VoLTE e WiFi Calling ativos num aparelho Samsung.
Indicadores de WiFi Calling e VoLTE em aparelhos Samsung. Imagem: David Diniz.

Quando o celular está operando via WiFi Calling, aparece o mesmo telefone mas com um símbolo de indicador de sinal WiFi no lugar da sigla “4G”. Em outras fabricantes, como a Samsung, você poderá vez “VoLTE” e “VoWiFi” (vide imagem acima).

Mas não é só isso

Um empecilho no Brasil para o uso dessas tecnologias são as próprias operadoras. Mesmo com o 5G batendo na porta, muitas delas sequer implementaram o VoLTE e muito menos o WiFi Calling para a maior parte da base de clientes.

Mesmo com a quinta geração a caminho (aperitivos já estão no ar), a maior parte dos usuários de telefonia móvel no Brasil ainda são derrubados para 3G durante uma ligação, muitas vezes com baixa qualidade de áudio.

Confira a seguir a situação da sua operadora:

TIM

A TIM é a operadora mais liberal quando se trata de VoLTE. Basta ter um aparelho compatível e devidamente configurado como explicado mais acima para ter acesso a esta tecnologia. Porém a italiana não oferece o WiFi Calling.

Claro

A Claro disponibiliza o WiFi Calling e também o VoLTE, mas somente para usuários de planos pós-pagos em alguns poucos DDDs dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Questionada sobre a disponibilidade em mais lugares, a Claro disse em nota que “segue realizando testes com o VoLTE (Voice over LTE) e em algumas regiões do país a tecnologia já pode estar disponível, desde que o smartphone suporte”.

A tele informou ainda que uma vez que o serviço estiver disponível em definitivo para toda a rede, os clientes serão informados.

Vivo

A Vivo tem uma das maiores coberturas entre as quatro principais operadoras também quando se trata de VoLTE e Voz WiFi. Ela disponibiliza um site com mais informações sobre o serviço Voz HD e quais cidades são teoricamente compatíveis com a tecnologia.

E de acordo com o fórum oficial da operadora, quase todos os planos podem ter os serviços provisionados.

Se você for cliente Pós ou Controle, poderá usar ambos os recursos sem dificuldades. Se muito, precisará pedir ao atendimento. Porém nem todos os clientes Controle podem ativar os serviços tão facilmente, mas é algo que deve mudar no futuro.

Clientes Pré também podem solicitar, desde que não sejam usuários do Vivo Easy nem planejem migrar para este plano. A tarefa depende da abertura de um chamado. Comece telefonando para *8486, pedindo a ativação normalmente e anotando o número de protocolo.

Caso não tenha sucesso, entre em contato com a Ouvidoria. Costuma ser o bastante para aqueles interessados em usar o VoLTE e WiFi Calling na operadora espanhola.

Ao solicitar o VoLTE e WiFi Calling, diga apenas que quer ativar o serviço Voz HD. O serviço Voz WiFi deve vir de brinde. Você deve informar modelo do aparelho, cidade e esperar 5 dias úteis. Por conta da pandemia, esse prazo pode não ser cumprido.

Neste caso, será preciso um novo contato para cobrar. Dentro de mais 5 dias, os recursos podem ser provisionados.

Há pessoas que tiveram o Voz HD e Voz WiFi ativados em poucas horas, já outras precisaram de dois contatos ou recorrer a serviços como o Consumidor.gov.br e Anatel Consumidor. Os resultados variam, então paciência, tente de novo se for preciso e boa sorte.

Oi

Clientes da Oi, por outro lado, estão sem sorte alguma. A operadora não oferece essas tecnologias e se encontra em recuperação judicial. Há uma disputa pela divisão móvel e pela divisão de infraestrutura da tele para ver quem dá o lance que vai levar cada uma.

De um lado temos Claro, Vivo e TIM formando um consórcio para comprar a parte móvel. Do outro, temos fundos interessados nos dois ativos disputando entre si ou com o consórcio de operadoras concorrentes para arrematar a parte desejada que está à venda.

No fim, a Oi pode continuar viva e ganhar um banho de loja do novo dono. Ou ser fatiada, absolvida e retirada do mercado pelas três concorrentes. De qualquer forma, até que algum desses cenários se concretize, nada de VoLTE nem WiFi Calling.

Um novo dono poderia eventualmente implantar as duas tecnologias. Mas caso a parte móvel seja adquirida pelo consórcio de operadoras, o suporte vai depender de qual das três restantes vai atender uma determinada região.

Operadoras virtuais (MVNO)

Se você é cliente de alguma operadora virtual como a Correios Celular ou Intercel, também não terá acesso a nenhuma das tecnologias mencionadas aqui. Apesar de usarem a rede da TIM, nem sequer o VoLTE está disponível para elas. Isso depende da empresa intermediária dessas MVNOs, como a Surf Telecom.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: