O Google Imagens se tornou a forma padrão de pesquisar imagens na internet. Porém recentemente o buscador realizou uma pequena alteração que gerou um grande problema para quem usa o serviço.

Não existe mais o botão “Ver Imagem” nos resultados da pesquisa. Ficou muito mais incômodo ter acesso à imagem em tamanho original sem ter que antes acessar o site onde ela foi encontrada.

Apesar dos navegadores permitirem abrir a imagem numa nova aba através de dois cliques no mouse, nem sempre levam para a foto original em seu tamanho real. Por vezes, vemos uma imagem reduzida.

A mudança nos resultados do Google veio após um acordo firmado com o Getty Images sobre como suas fotos são disseminadas através do buscador. Com isso, ambos apertaram as mãos e fizeram as pazes.

Apesar de compreensível do ponto de vista de quem fotografa, a alteração enfureceu usuários pela internet. A partir de agora, o Google vai remover os links diretos para as imagens da reclamante e destacar as informações de direitos autorais.

Mas algo diferente e maior aconteceu: todos os resultados de pesquisas por imagens tiveram o botão para a imagem original removido. Acredita-se que isso foi feito para evitar o roubo de mais trabalhos protegidos por direitos autorais.

Além disso, certamente o Google não quer receber novos processos após a investida do Getty Images. Mas essa ação não resolve o problema, apenas o transforma num processo mais longo e chato.

Tanto que existem alternativas para contornar a mudança. Você pode começar usando o Bing ou DuckDuckGo. Temos ainda o StartPage, se quiser continuar tendo acesso aos resultados do Google sem usá-lo.

E graças aos complementos, desenvolvedores já correram para lançar soluções que visam contornar a criticada novidade. Usuários de navegadores como Chrome, Opera e Vivaldi podem usar o View Image ou o Make Google Images Great Again.

Este último também é compatível com o Firefox e seus derivados, podendo ser baixado aqui. Ao menos por enquanto ou apenas no meu telefone, usando o Firefox Mobile ainda mostra o link direto para a imagem, ao contrário do Chrome.