Twitter: como excluir todos os seus tweets

Chega uma hora que a gente quer começar do zero, limpar tudo. Essa vontade pode estar batendo agora quanto ao que você já publicou no Twitter. Se chegou a hora de apagar todos os tweets, veja como proceder.

Existem muitos serviços na internet que prometem apagar todos os tweets sem instalar nada. Mas uma coisa que eu descobri é que você apenas deixa de conseguir vê-los no perfil. Eles continuam acessíveis se você souber o ID certo ou pela API.

Por isso o ideal é usar um programa de computador para fazer isso e aqui também existem vários deles. O que vamos usar dessa vez é o Yuri Tweet Deleter (YTD). Ele pega o arquivo de exportação com seus tweets e vai apagando um a um pelo ID deles.

Assim, além de você obviamente não conseguir mais ver eles no seu perfil, o contador de tweets vai refletir a exclusão. Um porém é que o YTD é voltado para o Windows. Ao menos ele é totalmente gratuito e sem restrições.

Então ciente de tudo isso, vamos prosseguir.

Exportando seus tweets

O primeiro passo é acessar esta página nas configurações do seu perfil no Twitter. Abaixo de Conteúdo, em Seu arquivo do Twitter, clique no botão bem ao lado para gerar um. Agora é só aguardar chegar o e-mail com um link para download.

Quando seus tweets estão prontos para serem baixados.

Uma vez que você recebê-lo, clique em Baixar Agora. Na página que se abre, clique em Baixar. Abra o arquivo .zip e extraia o arquivo tweets.csv para um lugar de fácil acesso como a Área de Trabalho. Tudo pronto até aqui.

Apagando seus tweets

Para essa parte do tutorial, baixe o YTD aqui. Depois você vai precisar autorizar o acesso do programa ao Twitter. Para isso, clique em Authorize with Twitter e será aberta uma janela do navegador onde você poderá dar a permissão.

Autorização de acesso ao Twitter

Será gerado um código numérico que você deverá copiar e colar na janelinha de autenticação do YTD. Feito isso você vai ver essa tela aqui:

Tela principal do Yuri Twitter Deleter

Clique em Load Archive e selecione o arquivo tweets.csv que você extraiu anteriormente. Ele vai ler o conteúdo e carregar uma lista com as mensagens. Para apagar todos os tweets, simplesmente clique em Select tweets.

Ele vai selecionar todas as mensagens e daí é só clicar em Delete Tweets. Como ele vai excluindo de um em um, pode demorar horas a depender de quantos tweets você tem. Melhor ir tomar um café ou deixar o computador ligado durante a madrugada.

Caso você queira selecionar só tweets em um determinado intervalo de tempo, não consegui fazer isso ou não soube como proceder. Não se pode deixar o campo Text vazio e selecionar um período. Nenhum tweet vai ser apagado desta forma.

Talvez digitando um asterisco (*) no campo Text funcione, mas não explorei essa possibilidade. Quem entende melhor de expressões regulares pode desvendar essa função do app. Também não consegui apagar só tweets selecionados manualmente.

Agora assista enquanto todas as mensagens que você já publicou vão sendo destruídas ID por ID, uma a uma. Depois é só começar de novo do jeito que der na telha, ninguém mais vai poder explorar o seu passado. Para mais informações, visite o Wiki do YTD.