Como transcrever mensagens de áudio do Telegram e WhatsApp

Com os apps de mensagem virando verdadeiros walkie-talkies, nem todo mundo gosta da ideia de receber áudios ou tem tempo para ouvir todos eles. Para estes cenários e outros, temos os bots do Telegram para nos ajudar a transcrever tudo.

Áudios convertidos em texto se tornam mais fáceis de procurar alguma informação posteriormente em vez de revirar inúmeras gravações, avançando e voltando até encontrar o trecho que deseja.

Tem gente que adora enviar verdadeiros podcasts em forma de mensagens de áudio e para evitar perder a amizade, acabamos tendo que ouvir. Mas com a transcrição destas mensagens sonoras, escutar elas não será mais necessário.

E, como jornalista, transcrever áudios para a faculdade ou para uma notícia pode ser muito útil. Mas certamente esta não é uma lista absoluta de todos os cenários onde converter som em texto seja muito bem vindo.

Ah, se eu já conhecesse esses bots antes…

E é verdade que o WhatsApp não tem suporte a bots e muito menos a transcrição de áudio, mas aqui também entra o Telegram para salvar o dia com seu leque extenso de recursos, expandidos por uma comunidade de desenvolvedores ativa.

Transcrevendo áudios com o Telegram

Mesmo sem um robozinho fazendo o trabalho pesado, o Telegram já permite nativamente duplicar a velocidade de reprodução de uma mensagem de áudio. Assim, quem não quer perder muito tempo pode acelerar as coisas.

Mas, basicamente, o que você precisa é de um bot. E entre os mais populares temos o Transcriber Bot e o Voicy. Basta iniciar uma conversa com eles, definir o idioma e encaminhar a mensagem de áudio que você recebeu.

O Transcriber Bot reconhece 24 idiomas diferentes, entre eles o português brasileiro e o português europeu de Portugal. Também estão na lista o inglês britânico e o estadunidense.

Algumas pessoas enviam verdadeiros podcasts em forma de mensagens de áudio. Mas agora é possível transcrever elas facilmente com o Telegram.
Há quem envie verdadeiros podcasts em forma de mensagens de áudio. Foto: Reprodução

Já o Voicy chega com os dois pés na porta: suporta 77 idiomas diferentes, incluindo até latim, maori, iorubá e algumas línguas bem específicas, como sesoto do sul. Então não importa que seu interlocutor seja poliglota.

O Voicy ainda suporta dois motores de transcrição, sendo um o Wit.ai e o outro o Google Speech. Para alternar entre eles, é só enviar /engine. Porém, para usar o motor do Google, é necessário configurar a API e pagar pela tecnologia.

Assim, por padrão o bot utiliza o Wit.ai, que é gratuito.

Caso você tenha um grupo no Telegram, pode adicionar esses bots como membros e assim todas as mensagem de áudio que forem enviadas para os participantes serão automaticamente transcritas.

Transcrição de áudio do WhatsApp

Tá, mas e o zap-zap? Nesse caso, primeiro você vai iniciar uma conversa com o bot no Telegram e escolher o idioma falado na gravação. Então você encaminha a mensagem de áudio do WhatsApp para o Telegram pela função Compartilhar.

Quando o bot receber o arquivo, imediatamente vai começar a transcrever ele. Depois é só aproveitar o texto e se for uma transcrição para algum trabalho da faculdade ou notícia, por exemplo, fazer os ajustes necessários.

Qualidade da transcrição

Claro que nem sempre vai sair perfeito, depende da dicção da pessoa e dos ruídos presentes no ambiente onde a mensagem foi gravada. Mas nos testes realizados, quando se fala clara e fluentemente, tudo corre muito bem.

O texto vai sair bem fiel ao que foi dito. E mesmo que nem tudo saia direitinho como foi falado, você consegue entender o sentido da mensagem ao menos e dar umas risadas com a interpretação do robozinho.