Como copiar textos em páginas que bloqueiam isso

Muitas vezes precisamos copiar um texto presente numa página da internet mas não podemos sequer selecioná-lo. Noutras vezes, acontece do texto poder ser copiado, mas não sem vir truncado e com uma mensagem contendo link da publicação.

Para contornar essas situações, existem complementos que impedem a execução dos scripts que resultam nesses bloqueios. Os sites que implementam essas ações têm alguns motivos para isso.

Entre eles estão questões de segurança em páginas que lidam com transações financeiras até impedir plágio de textos em grandes portais. Mas é fácil burlar essas restrições, como veremos a seguir.

Vamos usar o Absolute Enable Right Click & Copy (AERCC), um complemento que está nas lojas oficiais do Google Chrome e do Firefox. Também é possível instalar ele no Opera após baixar o Install Google Extensions.

Ele vai permitir o uso de quase qualquer extensão existente na loja do Google. Se quer usar o AERCC no celular, baixe o Kiwi Browser ou o Firefox Mobile. Eles permitem instalar complementos das lojas oficiais do Chrome e Firefox, respectivamente.

Se preferir, pode instalar o AERCC em qualquer um desses navegadores ou qualquer outro compatível com o Tampermonkey. Para isso, instale primeiro este complemento que acabei de mencionar e em seguida instale o respectivo script.

Essa alternativa serve também em celulares. Com o AERCC, você vai conseguir:

  • Remover restrições de cópia em todos os sites;
  • Forçar a exibição do menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse em sites que o bloqueiam;
  • Permitir selecionar textos e então copiá-los;
  • Desativar alertas chatos dizendo que não é permitido copiar;
  • E ativar o modo “Absoluto” que força a remoção de qualquer tipo de restrição.

É um complemento bastante completo e também praticamente universal. O Firefox tinha um recurso nativo que atuava contra alguns desses bloqueios, mas os sites se tornaram mais espertos.

Porém agora nada disso será problema. Copie textos à vontade e use o menu de contexto sem qualquer restrição, tanto no computador quanto no smartphone. E para conhecer outros scripts do Tampermonkey, clique aqui.

Acompanhe pelas redes sociais