Tecnologia

Como saltar músicas usando os botões de volume no Android

Publicado em 21/02/2020    2 minutos de leitura

Uma função muito presente em ROMs alternativas permite avançar ou voltar músicas com os botões de volume do telefone. O recurso funciona quando a tela está desligada, bastando apertar e segurar uma das teclas. Agora é possível ter isso em qualquer telefone.

O melhor é que não é necessário mudar o sistema operacional do seu celular nem fazer root nele. Tudo o que você precisa é de um aplicativo e a partir daí não será necessário nem ligar a tela. Com o telefone no bolso mesmo, bastará sentir os botões com o tato.

Temos duas opções disponíveis para realizar essa tarefa: o SkipTrack e o Next Track. O primeiro precisa ser baixado e instalado, o que vai exigir que você permita a instalação de apps a partir de fontes externas. O segundo você encontra na Play Store.

Interface do Next Track com o guia de configuração. Imagens: Reprodução/Android Police.

Porém ambos têm uma exigência para funcionar e isso envolve usar um computador com o ADB do Android instalado, assim como os drivers do fabricante do seu celular. Tanto o SkipTrack quanto o Next Track funcionam em aparelhos rodando pelo menos o Android 8.

Nesta versão do sistema, o Google implementou uma nova API que permite usar o pressionar e segurar nos botões de volume para diversas funções. Esses apps, especificamente, vão usar ela para avançar ou voltar suas músicas.

Mas, antes de mais nada, é preciso rodar uma única vez um comando via ADB que vai garantir uma permissão específica para que tudo funcione. Caso prefira usar o Next Track, ele traz um guia de como realizar o procedimento.

Caso use o SkipTrack, após conectar seu celular ao computador e o ADB reconhecê-lo, o comando é esse aqui:

adb shell pm grant com.cilenco.skiptrack
android.permission.SET_VOLUME_KEY_LONG_PRESS_LISTENER 

Se você usa o app Tasker (beta), ele também lançou a braba o suporte a esse recurso.

Limitações

No caso do Next Track, caso o volume esteja no máximo, a função de avançar e voltar pode não funcionar. E em aparelhos com configurações agressivas de economia de energia, pode ser que os aplicativos sejam encerrados e assim não funcionem.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: