Use serviços do seu plano de celular no computador sem descontar da franquia

Muitas operadoras oferecem pacotes ou diárias com serviços que não descontam da franquia de dados, a menos que você roteie a internet do aparelho. Mas é fácil evitar que elas percebam.

Através de algo chamado TTL (Time to Live), as empresas de telecomunicações descobrem se você compartilha a internet do telefone e descontam o consumo no pacote de dados.

O TTL determina o número máximo de roteadores por onde uma requisição pode passar. Por padrão, o valor inicial dele é 64 e a cada roteador por onde passa, o número diminui.

Quando a requisição parte do seu celular, o TTL cai para 63 no roteador da operadora, por exemplo. Mas se a requisição partiu do seu computador, ao chegar no celular vai cair para 63.

Quando alcançar a rede da operadora, cairá para 62 no primeiro roteador. Como o valor deveria ser 63 ali, é assim que ela descobre que está sendo feito roteamento da internet móvel para algum dispositivo intrometido.

Para evitar que isso aconteça, precisamos configurar o Windows 10 para usar um TTL mais alto de início para que a operadora não perceba que você está fazendo o chamado tethering.


Antes de mais nada, faça um pequeno teste para ver se a franquia de dados geral se mantém intacta e você permanece isento após usar este tutorial. Nem toda operadora usa esse esquema baseado no TTL.

Este tutorial foi testado num plano Vivo Easy onde uma diária do YouTube foi utilizada no computador sem que houvesse desconto na franquia de dados para uso geral.

Prossiga por sua conta e risco.


Procure por regedit no menu Iniciar e navegue até o seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters

Procure pela entrada chamada DefaultTTL. Caso não exista, crie uma com esse nome clicando com o botão direito do mouse numa parte em branco da janela.

Depois vá em Novo e selecione a opção DWORD (32 bit). Agora clique duas vezes sobre a entrada DefaultTTL e selecione Decimal. No campo de texto, digite o valor 65, ficando como na imagem:

Configurando o TTL no Windows 10
Configurando o TTL padrão no Windows

Aperte em OK e reinicie o computador. Se precisar desfazer essa mudança, é só voltar e digitar o valor original na janela acima. Ao retornar para sua área de trabalho, vamos verificar se as configurações novas estão sendo respeitadas.

Procure pelo Prompt de Comando no menu Iniciar. Ao abri-lo, digite ping 127.0.0.1 e verifique ao final de cada linha se o TTL informado é 65:

O novo valor TTL está definido.
Novo valor TTL foi respeitado.

Se estiver como na imagem, tudo certo. Caso seu plano inclua consumo de serviços como Netflix, YouTube e Spotify sem descontar da franquia de dados, você poderá usar essa benesse no seu computador após concluir esse tutorial.

Vale enfatizar que seu plano precisa cobrir a isenção de tráfego do serviço que você pretende usar, ou então você precisa comprar um pacote ou diária avulso. Caso contrário, vai consumir seu pacote de dados.

Uma vez que esteja tudo certo e alinhado, você não vai precisar ficar limitado ao tamanho da tela do seu celular. Vai ser possível assistir seus vídeos e programas favoritos na tela do computador ou conectá-lo a uma televisão e ter uma tela ainda maior.

Acompanhe pelas redes sociais