Quando não se tem muito tempo ou não se sabe exatamente como investir ou por onde começar, os chamados robo-advisor podem te auxiliar. Eles são algoritmos que gerenciam e alocam investimentos por você.

Eles selecionam as melhores opções tanto em renda fixa quanto em renda variável e aplicam seu dinheiro. É levado em conta sua tolerância a riscos e qual seria a disponibilidade desejada para os recursos (liquidez).

Investimentos que podem ficar alocados em renda fixa por um prazo maior rendem mais, assim como aqueles recursos que são destinados a renda variável (fundos e ações). Porém este último não vem sem riscos maiores.

A depender de diversas condições, os ganhos nessa modalidade podem ser enormes assim como as perdas. Mas através de um questionário, seu nível de tolerância a riscos é medido e as melhores opções de investimento são exibidas.

Pode acontecer de toda a alocação ser destinada somente para renda fixa, por exemplo. Nesta modalidade, os riscos são bem menores, permitindo que investidores mais conservadores possam dormir tranquilos.

Você pode criar objetivos desde “não ter objetivo” até coisas como seu primeiro milhão, fazer uma viagem, acumular patrimônio, entre outras metas para seu suado dinheirinho. Uma projeção estimada de rendimentos é exibida num gráfico.

No mercado brasileiro temos há algum tempo vários nomes atuando com esse tipo de solução. Os mais conhecidos são a Monetus, a Warren, a Vérios e a Magnetis. Elas variam principalmente entre investimento mínimo e tarifas.

Geralmente, é cobrado apenas uma pequena porcentagem anual para gerir seu dinheiro e realizar os investimentos através dos robôs e analistas financeiros de cada uma. Esta taxa é única, cobrindo todas as demais.

Na Monetus, por exemplo, o investimento mínimo é de R$ 100, a tarifa anual é de 0,6% e eles usam analistas humanos. Todas as plataformas citadas são parceiras de corretoras autorizadas, responsáveis por receber e aplicar seu dinheiro.

Os investimentos são feitos e registrados em seu CPF e todo funcionamento de cada plataforma é fiscalizado pelas autoridades competentes. Os investimentos em renda fixa são garantidos pelo Tesouro Nacional e pelo FGC.

Ao final dos passos para criar um objetivo de investimento, é exibida a conta corrente para onde o dinheiro deve ser enviado. Por segurança, somente contas de sua titularidade podem enviar ou receber recursos.

Uma vez que a transferência seja realizada e compensada, basta apenas relaxar e acompanhar os rendimentos. Isso pode ser feito através do site de cada uma ou pelo aplicativo, quando disponível.

Através da página de Perguntas Frequentes de cada empresa é possível conferir informações úteis. Quer saber quanto tempo até seu dinheiro ser aplicado e começar a render? Consulte a página de ajuda para estas e outras dúvidas.

Não deixe de dar uma olhada nela na plataforma desejada para entender os riscos e garantias de cada uma. Tire suas dúvidas antes de fazer qualquer investimento pois riscos existem, por menores que sejam.

Até mesmo a tradicional poupança os tem, mas não é por isso que vão deixar de utilizá-la. No caso das empresas citadas aqui, os rendimentos serão bem maiores e você vai se preocupar apenas em transferir recursos.

Essas plataformas de análise e gerenciamento de investimentos oferecem grande conveniência. Mesmo assim, é interessante pesquisar e conhecer melhor cada modalidade (renda fixa e variável).

Defina objetivos, fique ciente dos riscos e dos rendimentos que pode alcançar para assim saber melhor o que esperar em suas empreitadas. Existem muitos sites, grupos no Facebook e canais do YouTube especializados nesses temas.