O Posta Restante é um serviço que permite receber cartas e encomendas em agências dos Correios. É pouco conhecido mas muito útil quando o carteiro não passa na sua rua ou ninguém pode ficar em casa esperando.

Em muitos lugares, os Correios não fazem entrega por preguiça, por serem áreas de risco ou de difícil acesso. O Posta Restante permite que você passe numa agência para resgatar o pacote assim que puder.

Também atende quem busca sigilo e privacidade para seu endereço verdadeiro, que não será informado. Para usar não é necessário ter contrato, ser pessoa jurídica nem fazer qualquer cadastro.

Basta endereçar da forma correta e pagar uma taxa de R$ 1,20 na hora de buscar a carta ou encomenda. No endereço de destino, inclua estas informações:

  • Seu nome;
  • A expressão “Posta Restante” (ou “Posta Restante Pedida”);
  • Nome da agência dos Correios;
  • Cidade e Estado;
  • CEP da agência escolhida.

Desde que os Correios sejam a empresa responsável pela entrega, não precisa avisar o vendedor nem a agência de destino. Caso ela seja feita por transportadora, a agência vai recusá-la. Logo, nem tente.

Ao preencher os campos de endereço em um site, no nome da rua você escreve “Posta Restante” ou “Posta Restante Pedida”. Caso peça o número do logradouro, digite o mesmo da agência de destino.

No campo Complemento, digite o nome da agência como “AC Central de Recife”. Preencha Bairro, Cidade, Estado e CEP conforme o endereço da agência que você escolheu.

Cada uma delas tem um CEP exclusivo. Caso não saiba todas essas informações, visite o site dos Correios. Digite “AC” seguido do nome da sua cidade, como por exemplo “AC Recife”.

Resultado da pesquisa por CEP

Atenção: agências cujos nomes começam com ACC (Agência de Correios Comercial) ou AGF (Agência Franqueada) não estão aptas para este tipo de serviço. Somente as iniciadas com AC podem lhe atender.

Uma vez que o pacote for enviado, você pode acompanhar normalmente o progresso pelo código de rastreio. Assim que a agência recebê-lo, o status vai mudar para “Aguardando retirada”.

Quando for buscar, apresente um documento de identidade com foto e pague a taxa para que o atendente entregue a carta ou muamba. O serviço também parece funcionar para encomendas internacionais.