A internet possui sites cheios de anúncios, links relacionados, campos de comentários, distrações. Antigamente, existia um serviço chamado Readability que limpava tudo isso e deixava só o texto da matéria.

Ele funcionava como o Pocket, onde você poderia salvar links para ler depois e criar uma lista de favoritos. E você nem precisava carregar o link, o próprio Readability criava uma versão limpa sem coisas supérfluas.

Infelizmente, ele foi descontinuado. Mas isso não é problema pois hoje apresento um serviço parecido, mas sem a parte dos links favoritos. O Outline é bem básico mas atende muito bem sua proposta.

Ele remove tudo o que não for o texto principal da notícia, tirando de vista comentários, links relacionados, anúncios e até os chatos paywalls. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site e colar o link que deseja limpar.

Na página inicial do Outline tem um campo para isso. Outra forma de usar o serviço é colocando o link logo após outline.com na barra de endereços. Veja um exemplo:

https://www.cadusilva.com/outline-limpa-distracoes-links

Ficaria assim:

https://outline.com/https://www.cadusilva.com/outline-limpa-distracoes-links

Você conta ainda com um complemento para o Chrome e navegadores baseados nele, como o Opera. Não existe versão para o Firefox, mas ele tem um recurso nativo similar e você pode fazer ainda como acima.

Ao pressionar Enter na URL de exemplo, você veria uma versão ainda mais limpa do blog contendo apenas as imagens da postagem e o texto dela. Ao final, o link a ser copiado caso queira compartilhar.

No topo da página, acima de todo o restante dela, você encontra o nome do site que foi limpo contendo um link para o texto original. Há também um botão de fechar que o leva para a página inicial do Outline.

Pela simplicidade de funcionamento e uso, nem há necessidade de existir complemento. Basta adicionar outline.com/ antes de quase qualquer endereço que deseje limpar a página e pronto.

Funciona no computador e no celular.