Outline: como enviar páginas rapidamente para o serviço

Publicado em 14/11/2020    Tecnologia    3 minutos de leitura

O Outline é uma ferramenta que extrai somente o conteúdo das publicações de blogs e portais de notícia, descartando todo o resto. E o que sobra é apresentado numa interface mais limpa e fácil de ler.

Ele também é muito usado para burlar aquelas mensagens que informam o leitor de que ele atingiu o limite de textos gratuitos e agora precisa assinar um plano para continuar lendo.

Nem todos os sites com o chamado paywall podem ser contornados, mas também não é o principal objetivo do serviço. Para aquilo que ele se propõe, que é simplificar e facilitar a leitura, faz muito bem e de forma bastante simples:

Página inicial do Outline
Página inicial do Outline

Tudo o que você precisa fazer é digitar https://outline.com/ antes do endereço da página que deseja extrair e simplificar o conteúdo. Assim, por exemplo, o endereço:

https://www.cadusilva.com/checagem-paypal-tarifa-inatividade-brasil

Ficaria desta forma:

https://outline.com/https://www.cadusilva.com/checagem-paypal-tarifa-inatividade-brasil

Mas fazer isso às vezes dá um certo trabalho, em especial quando estamos lendo no celular e numa página com aqueles endereços muito longos, como em sites de notícias ou que chegamos a partir do Facebook.

Rolar toda a URL até o começo e então digitar https://outline.com/ é um processo chato, mas dá para tornar esse trabalho mais confortável tanto no celular quanto no computador.

E tudo o que você precisa é de um novo favorito no seu navegador. Você vai criar um novo favorito em qualquer browser que você usar e no campo onde ficaria a URL de um site, vai colar o seguinte:

javascript:(function()%7Bwindow.location.href %3D 'https%3A%2F%2Foutline.com%2F' %2B window.location.href%7D)()

Como nome para o favorito, você pode colocar o que quiser. Sempre que estiver numa página que deseje enviar para o serviço, basta clicar no favorito. Caso esteja lendo no celular, é só digitar na barra de URL o nome que você deu ao favorito e tocar nele.

Isso vai enviar a página que você está para o Outline, que vai devolver uma nova página só com o texto principal da notícia. Tudo livre de anúncios, banners e sem distrações. O que você terá na sua frente é o que importa: o conteúdo.

Alguns navegadores já embutem um recurso parecido. No Firefox você encontra na barra de endereços um ícone de uma folha de papel. Tocando nele, o conteúdo da página onde você está é simplificado como aconteceria ao enviar para o Outline.

O navegador Chrome também tem algo similar na versão para celulares, onde pode surgir um botão para carregar uma “versão simplificada” da página que está aberta.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: