OneDrive

OneDrive: ative os arquivos sob demanda no Windows 10

Nem todo mundo recebeu um dos recursos mais aguardados do novo Windows 10 Fall Creators Update. Com ele, podemos baixar sob demanda os arquivos que estão na nuvem do OneDrive. Como não apareceu para todos, eu ensino a seguir o que fazer para ativar a novidade.

Quando temos uma conexão rápida e estável com a internet, podemos nos dar alguns luxos. Um deles é ter nossos arquivos na nuvem sem ocupar espaço no disco rígido. Você continuará vendo eles na pastinha do OneDrive, mas sempre que precisar deles, serão baixados na hora.

Geralmente, os serviços de armazenamento na nuvem baixam todos os arquivos das pastas que você selecionou para sincronizar. Então acaba existindo uma cópia ocupando espaço localmente e uma cópia ocupando espaço na nuvem o tempo inteiro. A build 1709 do Windows 10 veio para mudar isso.

Para ver se você já pode ativar esta opção, siga estes passos: clique com o botão direito no ícone do OneDrive próximo ao relógio. Depois, clique em Configurações e em seguida clique na aba de mesmo nome. A última opção da tela será uma caixinha para marcar e ativar os arquivos sob demanda:

Configurações do OneDrive

Segundo o Neowin, a Microsoft está sendo liberado o recurso aos poucos. Nem todo mundo que fez a atualização do Windows 10 deu de cara com ele. Se este for o seu caso, instale uma versão mais recente do programa e fure a fila. Caso a opção continue não aparecendo, reinicie o computador.

Agora volte lá nas configurações do OneDrive e veja se a caixinha da imagem acima aparece. Porém, se você de alguma forma chegou até aqui sem ter a mais nova atualização do Windows 10, é possível furar a fila nisso também. Basta acessar esta página e clicar no botão Update Now.

Pode demorar algumas horas e render diversas reinicializações do computador, mas tome um café que logo o processo estará concluído. Para ver tudo o que há de novo nesta atualização, clique aqui.