Nubank: como adicionar o roxinho no Google Pay

Publicado em 23/02/2021    Finanças    4 minutos de leitura

Você não leu errado: após seis anos desde o anúncio de que entraria nas carteiras digitais (Samsung Pay na época), o Nubank finalmente cumpre a promessa, mas agora desembarcando no Google Pay.

Se você tem um celular Android com NFC e o app do Google Pay, agora vai ser possível pagar por aproximação com seu celular usando o roxinho em lojas físicas.

Antes já era possível, mas somente em lojas virtuais. Agora você pode esquecer o cartão em casa e levar apenas o seu celular. Chegando na loja, é só aproximar da maquininha e pronto.

A novidade foi anunciada hoje e a atualização do app do Nubank está sendo liberada gradualmente na Play Store, então ainda hoje ou nos próximos dias você poderá instalar a nova versão.

Adicionando o cartão Nubank no Google Pay

Uma vez que você receber a novidade, quando abrir o app do Nubank vai ver um novo painel chamado Google Pay no app:

Card para cadastro do Nubank no Google Pay.
Card para cadastro do Nubank no Google Pay. Foto: Reprodução.

Toque em Registrar meu cartão para dar início ao processo de adição do Nubank no Google Pay. Funciona assim:

  • Decida se deseja adicionar seu cartão físico ou virtual e quando aparecer “Vamos abrir o Google Pay para continuar o registro”, toque em Continuar;
  • Confirme a operação digitando sua senha de 4 dígitos (a mesma usada para autorizar suas compras).
  • No app do Google Pay, insira o código de segurança (três dígitos atrás do cartão) e seu endereço. Depois toque em Mais e então em Continuar.
  • Aí você vai ver os Termos do emissor. Toque em Mais e depois em Aceitar e continuar.
  • Por fim, aguarde o processamento da adição do Nubank no Google Pay e finalize clicando em Entendi.

Abaixo tem um GIF para explicar melhor, com um passo a passo visual:

Passo a passo do cadastro do Nubank no Google Pay.
Passo a passo do cadastro do Nubank no Google Pay. Foto: Reprodução

É seguro usar o Nubank no Google Pay?

É muito seguro, pois carteiras digitais como o Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay operam com um recurso chamado tokenização. Isso significa que os dados reais do seu cartão não são enviados para a maquininha.

No lugar do número do seu cartão e outras informações é transferido um token, que precisa ser confirmado para que a transação seja autorizada ou não. Assim seus dados ficam seguros e não são compartilhados com a loja.

O melhor é que mesmo que você não tenha internet no celular, como em locais sem cobertura da sua operadora nem WiFi, ainda assim dá para usar as carteiras digitais sem problemas.

E quando chega no Apple Pay e Samsung Pay?

Olha, agora que ficou disponível no Google Pay, pode ser questão de tempo até que usuários de outras carteiras digitais sejam contemplados. A integração com o Google Pay foi descoberta no início de fevereiro.

Mesmo sem dar qualquer previsão de lançamento, poucas semana depois o Nubank liberou o recurso. E antes disso, no final de 2020, a fintech brincou com os usuários postando um caça-palavras com “Apple Pay” entre elas.

Então o ano de 2021 promete com relação ao Nubank finalmente aderir às carteiras digitais, após vários de seus concorrentes já estarem disponíveis nelas — mesmo os recém chegados como o BTG+.

Porém, coisas como a Apple possivelmente estar cobrando uma taxa dos bancos por transação pode fazer o ingresso na Wallet do seu iPhone um pouco mais demorada.

Apesar do Apple Pay ser uma das mais solicitadas nas redes sociais do Nubank, junto com a do Google, a fintech disse ao Estadão que a estreia no Google Pay se deu pela maioria dos clientes dela usar Android.

Vídeo do Nubank sobre o Google Pay

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: