Como assistir filmes e séries da Netflix através do Kodi

O Kodi, para os que ainda não foram apresentados, é um centro de mídia compatível com complementos tanto oficiais como da comunidade. Através dele, você pode assistir filmes, séries e ouvir músicas a partir de fontes locais ou remotas.

Porém, de fábrica, ele não inclui formas de obter conteúdo remotamente. Tudo o que você pode consumir inicialmente está em mídias locais. Isso inclui DVD, DVR, Bluray, arquivos salvos em seu computador ou rede local.

Mas graças ao poder dos complementos, ele pode obter conteúdo da internet. No post de hoje, vou mostrar como assistir a Netflix dentro do Kodi. Não se trata de uma forma oficial, mas também não é ilegal nem quebra a proteção dos vídeos (DRM).

Depois deste tutorial você, que já usa ou está conhecendo agora o Kodi, poderá fazer jus ao nome “centro de mídia” que ele recebe. Todo o seu conteúdo audiovisual estará nele, incluindo o catálogo da Netflix.

No passado, existiu outro complemento para o então XBMC que permitia assistir Netflix. Funcionava por meio de gambiarra que abria uma janela do Internet Explorer. No caso deste post, tudo acontece dentro do Kodi como se fosse um arquivo de vídeo qualquer.

Limitações

Por se tratar de um produto não oficial da comunidade que desenvolve complementos para o Kodi, no momento da publicação deste post o plugin encontra-se numa forma inicial e básica. Melhor avisar logo e não deixar para o final do texto.

A interface não é a mais bonita e as funcionalidades não são das mais completas. Por exemplo, ainda não há suporte para as legendas que a Netflix oferece ou sequer o áudio dublado em Português. Mas outros idiomas estrangeiros estão disponíveis.

Através de complementos adicionais como os do Legendas.tv ou Open Subtitles, é possível encontrar as legendas para algumas produções disponíveis na plataforma. Mas por meio deste addon para Netflix, isso não é possível diretamente.

Quem sabe em versões futuras os desenvolvedores possam internacionalizar mais o plugin. Outra coisa é que o suporte para Linux ainda está a caminho e não existe compatibilidade com o Mac OS. Por enquanto, somente Windows e Android.

Como instalar: primeiros passos

Primeiro, claro, vamos precisar do Kodi em sua versão 18, que no momento está em estágio Alpha de desenvolvimento. Você também vai precisar do repositório a partir do qual serão baixados os arquivos necessários diretamente da interface do Kodi.

Baixe os dois, instale o primeiro e guarde o arquivo zip do segundo em local de fácil acesso. Após iniciar o Kodi, vá até “Add-ons” e clique em “Enter Add-on Browser”. Na tela seguinte, clique em “Install from zip file”.

Netflix no Kodi
Instalando o repositório não oficial

Assim como visto no Android ao instalar aplicativos de fora da Play Store, será preciso autorizar a instalação a partir de fontes desconhecidas. Você será encaminhado para a tela onde precisa marcar o item que permite isso.

Agora volte, selecione novamente “Install from zip file” e encontre o arquivo zip baixado.

Como instalar: o complemento

Agora que temos o repositório, vamos instalar o complemento em si. Na mesma tela onde você selecionou o item para instalar do arquivo zip, vá em “Install from repository”. Depois vá em “Netflix Addon Repository”.

Netflix no Kodi
Hora de estourar a pipoca

Navegue para “Video Addon”, selecione “Netflix” e confirme todas as telas que surgirem. Aguarde a instalação de todas as dependências. Acesse novamente o item Netflix e depois clique em “Configure” para inserir seu nome de usuário e senha.

Na opção “Open” você pode executar o addon e começar a navegar pelo conteúdo da Netflix através de uma lista de pastas. Selecione o perfil e veja as opções como “Continue assistindo” ou “Originais Netflix”.

Você pode mudar o modo como os vídeos disponíveis no catálogo da plataforma de streaming são exibidos. Isso varia de acordo com as opções que o tema ativo no Kodi disponibiliza. Aperte a seta para esquerda e configure a gosto.

LEIA TAMBÉM  Não gostou do novo Snapchat? Volte para a versão anterior
Netflix no Kodi
Selecione modos de exibição diferentes

Note que ao dar início à reprodução de um filme ou série, ainda vai restar um passo antes de tudo funcionar. Você vai precisar ativar um complemento que já vem com o Kodi e instalar outro que permite ver os vídeos protegidos por DRM.

Este último é o mesmo arquivo usado pelo Firefox para ter acesso ao conteúdo da Netflix e o arquivo vem dos servidores da Mozilla. O processo é automático, mas nenhum vídeo poderá ser reproduzido até que o Kodi seja reiniciado.

Tudo acontece na primeira vez que você inicia um vídeo e basta confirmar e aceitar todas as telas que surgirem. Por fim, abra o Kodi novamente. Ao reiniciar, volte novamente ao menu “Add-ons” que a Netflix estará lá te esperando no tema padrão.

Tente reproduzir um vídeo novamente e…

Netflix no Kodi
Prontinho!

Se por acaso essas instruções em texto não tenham ficado muito claras, logo abaixo tem um vídeo em inglês de onde saíram as imagens do post e que pode guiar você mesmo que não entenda o idioma.

Basta seguir os mesmos caminhos demonstrados no início do vídeo junto com as instruções deste texto que tudo deve funcionar.

Pirataria

Recentemente, o Kodi e sua equipe se viram numa situação complicada. Pessoas estavam instalando o media center em dispositivos e vendendo como “Kodi boxes” com a promessa de acesso gratuito a conteúdo pago.

Como eu disse, no fim das contas o Kodi é um reprodutor de mídia e não inclui nada que seja ilegal. A equipe que o desenvolve também não apoia nada com relação a pirataria, mas o sistema de complementos pode ter este fim através de terceiros.

Logo, estavam usando – e sujando – o nome do Kodi. Rapidamente, os repositórios ilegais paravam de funcionar. Quem foi enganado, ainda que por ingenuidade, e comprou o equipamento com o Kodi embarcado para fins ilegais, ia até o fórum reclamar.

Claro que a equipe nada tinha a ver com isso e não poderia ajudar a vítima em nada além de falar para que tentasse reaver o dinheiro com o vendedor e fizesse uma denúncia. A imprensa internacional chegou inicialmente a misturar tudo.

Assim dava a entender que o Kodi era um produto totalmente ilegal quando na verdade era uma das vítimas. Logo a equipe começou a publicar textos no blog e pedir ajuda aos usuários para que tudo fosse esclarecido.

No caso deste texto não existe ilegalidade. Você não está tendo acesso gratuito ao conteúdo da Netflix (é necessário pagar por uma conta) nem está quebrando a proteção de direitos autorais dos vídeos (DRM).

Os desenvolvedores do repositório da comunidade apenas diluíram os menus e vídeos dentro da interface do Kodi como se fossem nativos. O máximo que a Netflix pode reclamar talvez seja o uso de sua marca registrada para nomear o complemento.

Mas ela não tem nada a perder se nenhuma proteção está sendo quebrada e alguém está pagando a mensalidade.

Considerações finais

Lembre-se que o Kodi está em pleno desenvolvimento, assim como o complemento. Desta forma, este tutorial logo pode se tornar obsoleto e não possuir mais as mesmas telas do momento em que foi publicado.

Tenha uma boa conexão com a internet pois cada menu depende da comunicação com os servidores da Netflix. A qualidade de som e imagem é excelente e você pode configurar algumas coisas relacionadas a isso nas opções do complemento.

Por fim, você pode usar o aplicativo Kore para controlar a reprodução no computador através do smartphone por meio da rede WiFi no conforto do sofá ou da cama. E caso esteja em busca de um tema bonito e bacana, recomendo o Grid.

Boas maratonas para você!

Diga o que achou

Seu endereço de e-mail não vai ser publicado. Campos obrigatórios contém um *