Tecnologia

Nearby Share: conheça a alternativa do Android para o AirDrop

Publicado em 05/08/2020    3 minutos de leitura

Após anos de espera, o Google finalmente lançou sua resposta ao AirDrop da Apple: o recurso Nearby Share, ou Compartilhamento por Proximidade em português. Com isso, usuários do Android poderão compartilhar arquivos sem complicações.

Rumores corriam desde o ano passado, quando acreditava-se que a novidade seria chamada de Fast Share (compartilhamento rápido). Após confirmar que o recurso estava a caminho, agora o Google finalmente liberou a função e seu nome final.

Com o Nearby Share, você não precisa se preocupar em abrir mensageiros ou programas dedicados a compartilhamento de arquivos. Nem muito menos sair caçando o que deseja compartilhar após isso. Você pode fazer o envio direto do menu de compartilhamento.

Google Nearby Share em funcionamento. Vídeo: Reprodução/TNW

Isso acelera bastante as coisas. Basta abrir uma imagem, por exemplo, e tocar no ícone de compartilhar para em seguida selecionar Nearby Share ou Compartilhamento por Proximidade, se seu Android estiver em português.

Seu aparelho então vai procurar outros dispositivos com o recurso ativo e fazer a transferência. O método de transmissão é selecionado automaticamente e varia entre Bluetooth, WebRTC ou WiFi Direto. Quem recebe o arquivo precisa confirmar a transferência.

É possível ainda configurar se deseja ficar oculto para todos, visível para alguns contatos ou para todos os contatos. As definições são acessíveis através de um ícone nas configurações rápidas da barra de status do Android.

Configurações do Google Nearby Share
Configurações do Compartilhamento por Proximidade

Não é preciso correr para uma loja e comprar um novo telefone para usar o Nearby Share. Ele funciona com qualquer aparelho Android rodando pelo menos a versão 6 do sistema. Ele está sendo ativado primeiro para usuários de telefones Google Pixel e Samsung.

O Google diz que está trabalhando com seus parceiros para levar a novidade para mais dispositivos em breve. Eventualmente, ela chegará também aos Chromebooks, que são os notebooks baseados no Chrome e vendidos pela empresa.

Se você encontrar a opção Compartilhamento por Proximidade ao tentar compartilhar um arquivo ou foto, significa que a nova função já chegou até você. Aproveite! O recurso também lembra muito o funcionamento do NFC.

Através desta tecnologia, basta aproximar dois aparelhos compatíveis para que a transferência seja feita sem contato. Porém como nem todo mundo tem um dispositivo habilitado, o Nearby Share torna as coisas mais universais.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: