Mineração de moedas digitais

Seu navegador está sendo usando para minerar moedas digitais?

As moedas digitais estão na moda com seguidores apaixonados e opositores desconfiados. Mas, sem entrar nessa discussão, as criptomoedas se tornaram uma alternativa para monetizar sites. Desta forma, seus administradores não precisam mostrar anúncios chatos.

A chamada “mineração passiva de moedas digitais” adiciona um script nas páginas que você visita. Ele é responsável por usar o poder de processamento do seu computador para que o dono do site ganhe dinheiro virtual. Assim, todos os visitantes passam a se tornar mineradores para ele.

O problema é que estão abusando da tecnologia e usando as máquinas alheias sem sequer avisar. A moeda digital que estes scripts costumam minerar chama-se Morero e tem foco na segurança e privacidade do usuário. Porém, ironicamente, se tornou a preferida de quem não se importa com nada disso.

Muita gente começou a reclamar quando reparou que, de repente, o uso do processador disparou. Os sites Crypto-Loot e Coinhive desenvolvem os dois mais populares scripts de mineração e acabaram com o nome sujo. O Coinhive vem trabalhando numa nova versão de seu minerador que exige autorização do usuário.

Isso deve forçar administradores sem muita ética a serem mais honestos com seus visitantes. E ainda ajuda o desenvolvedor a se livrar de acusações com relação a programas maliciosos. Mas se você não tem interesse em minerar dinheiro virtual para alguém, há formas de evitar que isso aconteça.

Você pode configurar seu navegador para bloquear o uso de JavaScript no site desonesto sem precisar instalar nada. Pode ainda ir em frente e instalar o AntiMinerMinerBlock ou o No Coin, que foram criados especialmente para combater scripts mineradores. O complemento uBlock Origin também te ajuda a se livrar deles e o Google Chrome tem pensando em bloqueá-los nativamente.

Apesar de tudo, mineradores podem ser o futuro, segundo o VentureBeat. Ao trocar publicidade visível (até demais) por um minerador autorizado pelo visitante, poderemos navegar na internet sem ver tantos anúncios. Porém acho que os anti-mineradores se popularizariam tanto quanto os bloqueadores de anúncios de hoje.

Como os scripts afetam o desempenho do computador como um todo e devido às inúmeras configurações e idades destas máquinas, a experiência do usuário poderia ser comprometida severamente. Sem falar que moedas virtuais no momento têm lastro no hype que possuem e na esperança de que se valorizem continuamente.

Por mais que os seguidores apaixonados possam dizer o contrário, é um “investimento” de risco. Não é para qualquer um. Portanto, eu tenho minhas dúvidas sobre este hipotético futuro.