Não Me Perturbe: veja como bloquear ligações de telemarketing

A partir de amanhã (16) entra no ar o site Não Me Perturbe. E no mesmo dia se encerra o prazo para as operadoras criarem uma lista nacional de bloqueio de telemarketing. Medida serve para poupar consumidores das incômodas ligações.

Todo usuário que não desejar mais receber telefonemas da TIM, Claro, NET, Oi, Vivo, Nextel e Sky poderá entrar na lista. Para isso, basta se cadastrar no portal. Mas há um porém: ficam de fora chamadas com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores.

Ou seja, você apenas vai deixar de ser incomodado com ofertas de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura. Juntas, as empresas de telecomunicações respondem por um terço das chamadas indesejadas.

Foi justamente por isso que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou essa iniciativa. Em junho passado, deu 30 dias para que as empresas mencionadas implementassem a ferramenta.

De acordo com o jornal Diario de Pernambuco, até maio deste ano foram registradas quase 14 mil reclamações. Isso que equivale a 2,8 mil ligações por mês. É um número maior que a média de 2018, quando foram registradas 2,2 mil reclamações mensais.

Apesar do Procon já ter uma ferramenta parecida e que abrange mais empresas, esse é um cadastro que varia de estado para estado. O mecanismo que a Anatel está para lançar tem cobertura nacional, apesar de se limitar a empresas de telecomunicação.

Porém, de acordo com o presidente da agência, Leonardo Euler, serão estudadas soluções técnicas que alcancem também chamadas indesejadas de outros setores. Desta forma, nasceria um banco de dados nacional mais unificado e abrangente.

Enquanto não chegamos a tanto, pelo menos agora você vai se ver livre de ligações incômodas tarde da noite com seu provedor ou concorrente oferecendo algum “combo imperdível”.

Acompanhe pelas redes sociais