Nas versões recentes do Android não é mais possível mudar os servidores DNS. Isso nos impede de usar serviços como o OpenDNS e suas ferramentas de proteção contra sites perigosos.

Anos atrás era possível fazer isso nativamente, ao menos em redes WiFi. Mas hoje em dia podemos contar apenas com aplicativos de terceiros. É uma dessas soluções que vou apresentar hoje.

Com ela, você pode alterar os servidores DNS de qualquer conexão do seu telefone, incluindo os dados móveis (sua conexão 3G ou 4G). É possível ainda usar endereços IPv4 ou IPv6 para resolver os domínios que você acessa.

O aplicativo se chama DNS Changer, criado pelo desenvolvedor FrostNerd. Ele funciona transformando seu telefone num servidor VPN e se conectando a ele mesmo, sem depender de servidores externos.

Assim nenhum tráfego da navegação é direcionado a terceiros e sua privacidade é preservada. Para garantir que nada está acontecendo por baixo dos panos, o desenvolvedor disponibiliza o código fonte aqui.

O que esse tal servidor VPN faz é criar um túnel por onde todo tráfego do telefone é redirecionado. Através dele, é possível definir qualquer servidor DNS que você desejar ou utilizar um dos pré-configurados, como os do Google.

Assim, podemos contornar a limitação imposta pelo sistema operacional sem precisar fazer root. Entre as configurações do DNS Changer, temos o controle de como as notificações são exibidas e o que elas devem mostrar.

É possível ainda configurar o aplicativo para iniciar com o telefone, iniciar a VPN automaticamente ao se conectar numa rede WiFi ou dados móveis e definir um PIN para proteger o acesso ao app.

Você pode também definir quais aplicativos não vão se conectar através da VPN mas diretamente com a internet. E se não gostou do tema com tons de azul, o DNS Changer traz outros dois e outras configurações granulares.

Esta dica se torna especialmente útil caso você tenha disponível algum servidor DNS que bloqueia anúncios. Assim você dispensa aplicativos e impede que endereços que fornecem publicidade sejam carregados.

Outro dia explico como montar um desses usando um servidor VPS e o Unbound, mas por hoje é só.