Modo Cafeína: faça seu Android ficar acordado por mais tempo

Às vezes estamos ali no balcão da cozinha tentando seguir uma receita, mas a tela do telefone fica apagando o tempo todo. Isso é normal, já que o tempo limite tradicional é curto mesmo. Mas nesses momentos isso é muito incômodo.

A solução é dar um pouco de “cafeína” para seu Android de modo que ele perca o sono por um momento. Se você é chegado em sistemas alternativos como o LineageOS, eles já vêm com essa função embutida.

Esse modo nasceu lá atrás, antes mesmo do próprio LineageOS, na época do famoso CyanogenMod. Mas você não vai precisar fazer root ou trocar o sistema operacional do seu telefone para também ter acesso a esse recurso.

Para deixar o telefone acordado por mais tempo enquanto treina aquele novo acorde no violão basta instalar o app Caffeinate. Ele vai disponibilizar um novo botão nas Configurações Rápidas do Android, quando você puxa a barra de status para baixo.

Configurando o modo cafeína

Através dele, vai ser possível mudar rapidamente o tempo limite antes da tela apagar. Desta forma, você terá por padrão 5 minutos de tela ativa, podendo ajustar esse intervalo para mais ou menos tempo se quiser ou for preciso.

Você pode configurar isso abrindo o app na sua lista de aplicativos instalados, tocando nos três pontinhos e depois em Configurações. Em Cafeína, toque em Tempo padrão para desligar a tela e determine o intervalo desejado.

Escolha por quanto tempo a tela deve ficar acesa por padrão.

Quando você ativa o Skip to infinite mode, a tela ficará acesa por tempo indeterminado até você cancelar na notificação. Outra forma de desativar é bloquear a tela ou mudar para o modo contador na mesma notificação. Exagerado?

Tem a configuração Timer increment value. Através dela você especifica o intervalo em segundos que será somado e deixará a tela ligada por mais tempo sempre que tocar no botão nas configurações rápidas. O padrão é adicionar 300 segundos (5 minutos).

Para interromper as prorrogações e desativar o modo cafeína, use a notificação.

Adicionando o botão de acesso rápido

Por padrão, ao instalar o Caffeinate, o botão de atalho já estará disponível mas não visível. Para isso, é preciso ajustar as configurações de acesso rápido do Android. É tão simples quanto arrastar totalmente a barra superior para baixo e tocar num lápis.

Procure no fim da lista pelo botão Cafeína. Toque, segure e arraste ele para a posição desejada no topo da tela junto aos botões que você já tem acesso. Pronto! Use esse atalho para dar cafeína ao seu Android e impedir que ele caia no sono.

O botão vai se comportar diferente a depender do modo que você configurou o aplicativo segundo as explicações dadas anteriormente neste texto. Agora se preocupe com suas receitas e acordes, não com a tela do celular desligando.

Acompanhe pelas redes sociais