É muito chato quando você precisa excluir ou mover um arquivo ou pasta e recebe um aviso de que ele está sendo usado por outro programa. Pior é quando não conseguimos localizar o programa usurpador no Gerenciador de Tarefas do Windows.

Mas não se preocupe, trago hoje a solução. Apresento o LockerHunter, um programinha compatível com Windows desde o XP até o 10. Ao instalá-lo, aparecerá uma entrada nova no menu de contexto para facilitar o uso.

Clique com o botão direito sobre o arquivo ou pasta que está bloqueado, clique em “What is locking this file/folder?” e veja quem é o culpado. Na tela que surge, você tem algumas opções. Quatro botões grandes no rodapé da janela trazem as principais ações.

LockHunter
Tela principal do LockHunter

Você pode desbloquear o arquivo, pode desbloquear e excluir para a lixeira ou tentar medidas drásticas. Entre elas, você pode marcar o arquivo ou pasta para ser apagado quando o computador reiniciar, caso ele seja teimoso.

Há também as opções para desbloquear e renomear ou desbloquear e copiar. Por fim, uma última e mais poderosa opção opção permite encerrar e até excluir o processo que está impedindo a exclusão do arquivo ou pasta.

Alguma dessas ferramentas deve resolver seu problema. Clicando com o botão direito sobre o processo listado na tela do LockHunter é possível ver algumas opções específicas. Entre elas temos desbloquear, encerrar ou excluir o processo do disco.

LockHunter
Opções contra o processo bloqueador

Nos testes que realizei, o programa foi capaz de desbloquear arquivos mesmo enquanto em uso ou quando o processo bloqueador não era visível no Gerenciador de Tarefas. Então se você está com problemas similares, dê uma chance ao LockHunter.