É muito chato quando você precisa excluir ou mover um arquivo ou pasta e recebe um aviso de que ele está sendo usado por outro programa. Pior é quando não conseguimos localizar o programa usurpador no Gerenciador de Tarefas do Windows.
Mas não se preocupe, trago hoje a solução. Apresento o LockerHunter, um programinha compatível com Windows desde o XP até o 10. Ao instalá-lo, aparecerá uma entrada nova no menu de contexto para facilitar o uso.
Clique com o botão direito sobre o arquivo ou pasta que está bloqueado, clique em “What is locking this file/folder?” e veja quem é o culpado. Na tela que surge, você tem algumas opções. Quatro botões grandes no rodapé da janela trazem as principais ações.

Você pode desbloquear o arquivo, pode desbloquear e excluir para a lixeira ou tentar medidas drásticas. Entre elas, você pode marcar o arquivo ou pasta para ser apagado quando o computador reiniciar, caso ele seja teimoso.
Há também as opções para desbloquear e renomear ou desbloquear e copiar. Por fim, uma última e mais poderosa opção opção permite encerrar e até excluir o processo que está impedindo a exclusão do arquivo ou pasta.
Alguma dessas ferramentas deve resolver seu problema. Clicando com o botão direito sobre o processo listado na tela do LockHunter é possível ver algumas opções específicas. Entre elas temos desbloquear, encerrar ou excluir o processo do disco.

Nos testes que realizei, o programa foi capaz de desbloquear arquivos mesmo enquanto em uso ou quando o processo bloqueador não era visível no Gerenciador de Tarefas. Então se você está com problemas similares, dê uma chance ao LockHunter.
Sem rastreadores. Sem anúncios. Sem paywall.
Se você gostou do conteúdo, considere pagar um cafezinho para o autor.
Este blog não mostra mais anúncios, nem conta com rastreadores ou paywall. De verdade. Não rouba seus dados e nem os vende. Ele conta apenas com a colaboração dos leitores.