Cansou do LastPass? Conheça 4 alternativas gratuitas

O LastPass é um popular gerenciador de senhas que nos últimos dias tomou a decisão de mudar o plano gratuito, tornando-o bastante limitado. Agora usuários do serviço estão em busca de opções.

Basicamente, a partir de março você só poderá usar o plano gratuito do LastPass no celular ou no computador mas não nos dois. Você poderá fazer login em múltiplos computadores, mas não terá acesso no celular.

Ou então terá acesso no celular mas não em computadores. E, nesse início da nova política, terá três chances de alternar entre acessar só em computadores ou acessar só em celulares.

É uma limitação e tanto, e agora os usuários começaram a pesquisar alternativas gratuitas para o LastPass. Aqui eu trago algumas, a começar por aquela que provavelmente é a melhor para o usuário médio.

Bitwarden

Gerenciador de senhas Bitwarden, uma das melhores alternativas para o LastPass
Gerenciador de senhas Bitwarden. Foto: Reprodução

Com a premissa de permitir que todos tenham acesso a um gerenciador de senhas, o Bitwarden oferece um excelente plano gratuito onde você pode sincronizar seus logins entre todos os seus dispositivos.

E o melhor: de forma ilimitada. Ainda inclui gerador de senhas e, sendo de código aberto, você pode hospedar o serviço por conta própria. O Bitwarden não faz distinção de plataforma, funcionando em todas.

Você pode usar ele no Windows, macOS e Linux no desktop; iOS e Android no celular; além de Chrome, Firefox, Safari, Edge e outros navegadores também.

Se quiser mais recursos, você pode pagar US$ 10 (R$ 54 no câmbio de hoje) por ano e ter acesso ao gerador de códigos de autenticação por dois fatores (2FA) e suporte a chaves físicas como a YubiKey.

Você ganha ainda 1 GB de armazenamento online, relatório de saúde dos seus logins e possibilidade de configurar um acesso de emergência. É o serviço que eu uso e mesmo no plano gratuito atende muito bem.

Myki Password Manager & Authenticator

Gerenciador de senhas Myki
Gerenciador de senhas Myki. Foto: Reprodução/Myki

Aqui vai uma alternativa de gerenciador de senhas para quem não gosta da ideia de ter seus dados de login sincronizados no computador dos outros (no caso, a nuvem).

Vale mencionar que nos outros serviços, como o Bitwarden e KeePass, suas senhas são criptografadas antes de serem enviadas para a nuvem. Assim, nem mesmo o gestor do serviço tem acesso a elas.

Mas tem gente que não fica satisfeita com isso, e para elas o Myki pode ser uma ótima solução. Na versão gratuita do serviço, seus logins ficam salvos localmente, apenas no seu celular.

Conforme necessário, ocorre a sincronia com outros dispositivos. Mas para isso se faz uso da autenticação por dois fatores (2FA), sendo necessário usar sua senha mestra e seu celular para confirmar.

Assim como em alguns dos outros serviços mencionados aqui, você pode importar suas senhas de outros lugares, como o próprio LastPass, e fazer a migração mais facilmente.

O Myki ainda conta com diversos recursos avançados, como compartilhar senhas de forma segura com parceiros ou configurar um “testamento virtual” para que tenham acesso a elas em caso de óbito.

Esse gerenciador de senhas também é capaz de gerar os códigos 2FA para você em sites compatíveis com este recurso de segurança.

KeePass

Gerenciador de senhas KeePass
Gerenciador de senhas KeePass. Foto: Reprodução/KeePass

Essa é para quem quer manter tudo sob controle por conta própria, sem depender de terceiros. É leve, gratuito, de código aberto, fácil de usar e com suporte a plugins para estender as funcionalidades.

Não dispõe de sincronia com a nuvem nativamente, mas isso pode ser resolvido com os tais plugins. Assim você pode ainda gerar códigos 2FA e muitas outras funcionalidades.

O KeePass em si é compatível com Windows, mas também há versões não oficiais para Android, Linux, macOS, iOS e iPadOS.

Como pode ver, é uma solução menos conveniente, mais “na unha”, mas ainda assim uma alternativa muito boa. Já usei no passado, mas migrei para a maior conveniência dos “concorrentes”.

Zoho Vault

Gerenciador de senhas Zoho Vault
Gerenciador de senhas Zoho Vault. Foto: Reprodução

Parte de uma suíte maior de serviços, o Zoho Vault é oferecido gratuitamente com sincronia ilimitada de logins entre seus dispositivos. Também dispõe de serviços Premium como gerar códigos 2FA e senhas.

A importância de um gerenciador de senhas

Com todos os vazamentos que aconteceram nos últimos anos, é uma péssima ideia usar a mesma senha em todos os sites e serviços que você utiliza. Se uma dessas senhas cair em mãos erradas…

O malfeitor terá acesso a todas às suas outras contas com a mesma chave. Aqui entram os gerenciadores de senha, onde você só precisa lembrar de uma: a que dá acesso ao serviço.

Todas as demais você pode gerar aleatoriamente, cheias de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Quando precisar acessar um site com uma senha difícil assim, use o gerenciador.

Se uma dessas senhas por acaso vazar, todas as suas outras contas estarão seguras. Também é de grande importância ativar a autenticação por dois fatores.

Assim, mesmo no caso de vazamento, quem tentar acessar sua conta terá apenas um dos dois fatores em mãos (a senha). O outro fator, um código numérico que muda a cada 30 segundos, estará com você.

Com esses dois recursos em uso, no caso de um vazamento, você terá uma coisa a menos para se preocupar. É só gerar outra senha complicada e seguir com a vida.