Serviços online

Kotas: site permite rachar a assinatura de Spotify e Netflix

Assinaturas de serviços como Spotify, Netflix, Office 365 e outros podem custar desde uma até várias dezenas ou centenas de reais. A saída para quem não quer abrir mão deles pode ser dividir a mensalidade com outras pessoas.

Buscando facilitar a vida de quem deseja recorrer a este caminho, surgiu o Kotas. Nele, você pode ingressar em grupos de quatro a seis pessoas, rachar a assinatura e assim pagar menos do que se estivesse bancando sozinho.

Para participar, basta ingressar num dos grupos existentes para o serviço que você deseja. Também é possível criar seu próprio grupo e se tornar o administrador responsável por assinar o serviço ofertado.

O grupo pode ser público ou então privado, onde somente as pessoas que você escolher poderão ingressar. Neste caso, ele não vai aparecer na listagem do site. É uma ótima opção para reunir apenas amigos ou familiares.

O Kotas cobra antecipadamente todos os membros. Mas o administrador só recebe o dinheiro um mês após o serviço ficar disponível para todos. No mês seguinte, uma nova cobrança é feita poucos dias antes da fatura vencer.

No primeiro mês de uso, todos os membros do grupo precisam pagar duas assinaturas. Isso acontece para caso alguém não pague uma mensalidade ou desista de participar. O valor extra fica como crédito.

Assim é possível cobrir alguma despesa caso essas situações ocorram. Se alguém sair mas ninguém novo entrar, a mensalidade é recalculada de acordo com o número de membros restantes.

Os participantes do grupo não precisam ter cartão de crédito. Isso torna possível que pessoas nestas condições tenham acesso ao serviço desejado. É possível pagar ao administrador via boleto bancário, MercadoPago ou PayPal.

Além do Netflix e Spotify, também é possível criar ou participar de grupos para assinar o Office 365, Hulu, GloboPlay, Adobe Creative Cloud, Kindle e até sites adultos. O principal problema do site é que pode ser considerado uma violação dos Termos de Uso de cada serviço. Esteja ciente disso.