Como jogar Minecraft de graça no computador

O popular jogo Minecraft, que de tão famoso teve a desenvolvedora adquirida pela Microsoft, acaba de ganhar uma versão gratuita para computador. Em comemoração aos dez anos do game, agora basta um navegador para se divertir.

Aos menos familiarizados, em Minecraft você conta com blocos e ferramentas como espadas e picaretas. Por meio delas você pode construir ou destruir coisas e atacar monstros. É possível também minerar metais preciosos e outras coisas.

Para se ter uma ideia, na versão completa de Minecraft houve quem conseguisse construir um editor de texto e até um computador funcional. Tudo com blocos. Mas dá para desenvolver outras coisas mais simples também, como um humilde elevador.

Porém nesta versão clássica online você tem acesso apenas a uma série de blocos pré-determinados e fica no chamado Modo Criativo do jogo. Nele não há inimigos e tudo o que você pode fazer é destruir ou construir coisas com o que tem à disposição.

Entre as outras limitações estão conseguir usar apenas 32 blocos por elementos e não poder salvar o progresso feito. Mas olhe pelo lado bom: você pode chamar até nove amigos para jogar junto com você.

Jogando Minecraft no navegador

Primeiramente, acesse o site oficial de Minecraft Classic e clique no botão Copy para copiar o endereço do game que você acabou de criar ao carregar a página. Agora compartilhe com os amigos que você quiser chamar para jogar.

Minecraft Classic
Copie o endereço do seu jogo e defina um nome de usuário.

Você também pode brincar sozinho se preferir. De qualquer forma, defina também um nome para seu personagem e clique em Start. Caso seja solicitado pelo navegador, permita que o cursor do seu mouse fique oculto para não atrapalhar a jogatina.

Pronto, agora é só começar a construir ou destruir tudo o que você ver pela frente nesse mapa que foi construído para você e seus amigos. Apertando a tecla Esc você terá acesso ao menu do jogo.

Nele você tem acesso às opções de configuração do game, gerar um novo mapa ou copiar o link para o jogo atual. Em Opções dá para ativar ou desativar música e sons do jogo.

Também é possível inverter o movimento do mouse, exibir a quantos quadros por segundo (FPS) o jogo está sendo executado e definir a distância de renderização. Caso no modo padrão seu jogo fique travando, é aqui que você configura para ver se melhora.

Mapa de Minecraft Classic
Mapa de Minecraft Classic.

A definição já vem no modo chamado Far (distante), mas é possível trocar para Normal, Short (próximo) ou Tiny (muito próximo). Assim seu computador não terá muitos blocos para renderizar assim de cara e o jogo deve fluir melhor.

Em Controls você encontra qual ação cada tecla faz e pode também mudar os botões para cada uma das operações listadas. Quando esse jogo clássico era o tradicional com instalador e feito em Java, era pesado para meu PC.

E na época era um Core i3 com 4 GB de memória. Agora tenho um notebook com Celeron Dual também com 4 GB (e um SSD) e pude jogar com fluidez. Logo, você não deve ter problemas em poder brincar com os blocos caso sua máquina seja modesta.

Uma pena que, como depende de um mouse e um teclado, não pode ser jogado em smartphones e tablets sem conectar esses periféricos a eles. De qualquer forma, inicie seu jogo, chame os amigos (ou jogue sozinho) e divirta-se.