Como isolar o Facebook para ele não te seguir pela internet

O Facebook é uma máquina de perseguição. Ele quer saber tudo sobre você o tempo todo, logado ou não. E o simples fato de ser uma rede social te incentiva a preencher todos os campos, o que rende vários detalhes sobre você entregues de bandeja.

E todos nós sabemos que privacidade não é o forte do site do Zuckerberg. Escândalo após escândalo, eles prometem melhorar mas não mudam. E a vigilância não se limita à rede social azul, abrangendo também os outros sites do conglomerado digital.

Tudo se baseia em muito mais marketing do que coisas práticas. Sabe a questão da criptografia ponta a ponta no WhatsApp? É somente parte de um todo. O Facebook ainda se aproveita dos metadados das conversas.

Isso significa que, apesar de não poder ler as mensagens, eles sabem quando, onde e com quem você está falando. E sobre não ser capaz de ler nada, há controvérsias. Sabe o backup na nuvem? Quando é feito, toda a criptografia é retirada.

Mas voltando ao Facebook, é sabido que ele te segue por toda a internet através de scripts presentes nos sites ou por meio de cookies. E isso acontece mesmo com quem não tem conta ou com quem clicou em Sair na rede social.

Para resolver esse problema, o Firefox lançou o Facebook Container. Antes disso, ele já havia lançado outro recurso chamado simplesmente de Containers. Eles permitem isolar sites em diferentes categorias e assim usar diversas contas ao mesmo tempo.

Desta forma, você pode acessar sites do trabalho em um container chamado Trabalho enquanto acessa os mesmos sites com uma conta pessoal em um container chamado Pessoal. Se aproveitando disso, o complemento Facebook Container isola o Facebook.

Sempre que uma página do Facebook ou Instagram é carregada, ela é automaticamente colocada dentro de um container diferente dos outros. Ele permite usar normalmente essas redes sociais, mas elas não vão te seguir ao visitar outras páginas.

Facebook Container
Mesmo links de compartilhamento do Facebook são bloqueados.

E caso algum site contenha scripts do Facebook, como de curtir ou compartilhar, mesmo que seja em forma de um inofensivo link, o complemento vai isolar ele também. Desta forma, scripts em páginas alheias à rede social não vão te rastrear.

Você verá um ícone em qualquer recurso que tenha sido isolado pelo Facebook Container. Aqui no blog, não há scripts do Facebook, mas um mero link para compartilhar os posts. Nem mesmo ele se viu livre do isolamento e apresenta um ícone.

Então se quiser preservar a sua privacidade, recomendo que instale o Facebook Container no Firefox. É tudo muito automático e não vai mudar em nada a usabilidade da rede social, mas vai te deixar mais protegido.