Conheça as cores mais presentes em suas fotos do Instagram em 2018

O ano de 2018 acaba de terminar e há poucos dias eu havia escrito um texto sobre como criar um mosaico com as nove fotos mais curtidas do Instagram. Agora você vai conhecer as principais cores que se encontram nas imagens do ano passado.

O site Year of Colour pega as fotografias que você publicou e as transforma numa montagem composta por círculos, cada um com uma cor diferente. Os círculos maiores representam as cores que mais fizeram parte dos seus registros.

Assim você pode descobrir como seria se você pudesse olhar para suas fotos apenas pela paleta de nuances que as compõe. Para usar, ao contrário do Best Nine, aqui será necessário fazer login com sua conta do Instagram.

Você precisa ainda informar um email para receber o seu mosaico e outras mensagens das quais você pode se desinscrever depois. O site só funciona com sua conta para seguir os termos de uso e privacidade do Instagram.

Assim, você não pode descobrir o ano de cores de um famoso ou amigo. Após selecionar um intervalo de tempo, o site vai ordenar suas fotos pelas mais curtidas. Depois ele vai reduzi-las a uma paleta de seis a nove cores cada e criar um padrão de pontos coloridos.

O tamanho, além de depender das vezes que a cor surgiu, leva em conta o número de curtidas que as fotos receberam. Por exemplo, se as fotos mais curtidas são de um por do sol alaranjado, um círculo grande e laranja será gerado.

Você pode personalizar como o seu relatório visual de cores vai ficar através de uma série de controles. Dá para limitar o número de pontos baseado na popularidade ou filtrar cores menos vibrantes.

É possível ainda mover os pontos mais brilhantes para o centro ou organizar os círculos de acordo com quando as fotos foram tiradas. Assim os pontos de janeiro começariam no centro e continuariam em espiral até chegar nas bordas com fotos de dezembro.

O site também permite que você encomende impressões do seu mosaico de pontinhos coloridos. Um dos recursos mais legais não pode ser impresso, porém. Com ele, você pode ver como as cores mudaram no decorrer do ano.

Através de um slideshow abstrato, dá para ver essa alternância com seus momentos de 2018. Seja estático ou animado, o resultado de qualquer forma é bem bacana. Uma pena que publiquei poucas fotos ano passado para mostrar meu resultado aqui.