O Mastodon, por ser uma rede descentralizada, traz algumas diferenças claras entre redes sociais já tradicionalmente centralizadas. Entre elas está seguir pessoas que estão em servidores (instâncias) diferentes.
Quando você está num aplicativo as coisas são mais simples e pouco diferem da experiência centralizada de redes como o Twitter. Mas quando você está no navegador desktop, as coisas se tornam mais complicadas e cansativas.
Se alice@laranja.com.br
quiser seguir joao@uva.it
é preciso ir até o perfil dele e copiar a URL, que no nosso exemplo é https://uva.it/@joao
. Depois Alice vai na instância dela e cola a URL no campo de busca.
Depois disso ela finalmente pode abrir o perfil de João e seguir ele a partir da instância dela. As coisas também são trabalhosas assim quando se quer interagir com um toot publicado em um servidor diferente do seu.
O procedimento é parecido quando se quer favoritar, dar boost (equivalente a um retweet) ou salvar um toot em uma instância diferente da sua. Copia a URL, cola na barra de busca da sua instância e faz o que tem que fazer.
É um comportamento esperado quando estamos falando de uma rede sem servidor central, é uma das “desvantagens” desse sistema. E esses procedimentos só são válidos para quando um toot não aparece diretamente na sua timeline em sua instância.
Mas as coisas não precisam mais ser complicadas assim.
Conheça o Graze
Disponível para Mozilla Firefox e Google Chrome, o Graze pede apenas que você digite o endereço da sua instância e autorize a integração do app com a extensão. E é isso!
Pode começar a seguir, dar boost, favoritar ou salvar toots e perfis alheios. A experiência rapidamente se torna aquilo que você já estava acostumado em redes como o Twitter.

Em vez de um pop-up com a URL do perfil que você deseja seguir ou do toot que você deseja favoritar, dar boost ou salvar, agora as coisas simplesmente funcionam. Clicar em seguir imediatamente segue aquele perfil.
Os demais comandos para um toot simplesmente são executados como se você e o coleguinha de outra instância estivessem no mesmo servidor.
Entre os demais recursos do Graze está o suporte a múltiplas contas. Basta selecionar a certa antes de seguir ou favoritar um toot, por exemplo. Você também pode ver notificações entre diferentes contas.
Os comandos disponíveis para um toot, como dar boost, também estão disponíveis quando você abre uma imagem. Você pode acompanhar o desenvolvimento da extensão através desta página.
Para tirar dúvidas sobre o funcionamento do complemento e como ele lida com sua privacidade, há uma página com perguntas frequentes. O desenvolvedor diz que o Graze não é de código aberto, mas que é possível sugerir recursos.
E no momento o complemento está disponível apenas em inglês, mas no futuro terá também o idioma espanhol, francês, chinês, italiano e alemão com outros idiomas esperados posteriormente.
O complemento Graze é desenvolvido por @jaredzimmerman.
Sem rastreadores. Sem anúncios. Sem paywall.
Se você gostou do conteúdo, considere pagar um cafezinho para o autor.
Este blog não mostra mais anúncios, nem conta com rastreadores ou paywall. De verdade. Não rouba seus dados e nem os vende. Ele conta apenas com a colaboração dos leitores.