Primeiro foi o saudoso Orkut e agora a rede social Google+ segue o mesmo caminho em direção à cova. O serviço está para se aposentar no dia 02 de abril, quando todo o conteúdo armazenado nele será excluído.
Assim todas as suas páginas, publicações, fotos e vídeos vão desaparecer. A decisão pelo encerramento foi informada ano passado e o baixo uso está entre os motivos para isso acontecer. A data original, que era em agosto, foi antecipada na ocasião.
Adiantar o prazo para quatro meses antes se deu pela descoberta de brechas que afetaram a privacidade. Se você costumava usar o Google+, independente de ter recebido ou não o e-mail para baixar seus dados, veja como proceder:
- Vá até a ferramenta para fazer download do conteúdo de seu perfil. Todas as opções referentes ao Google+ deverão estar selecionadas;
- Caso queira salvar apenas dados específicos, desmarque o que não deseja manter;
- Clique em Próximo;
- Escolha o tipo de arquivo e como deseja receber ele (link por e-mail, Google Drive, Dropbox, etc);
- Clique em Criar Arquivo.
Agora você tem todas as informações que mantinha na rede social, mas isso não significa que o perfil será excluído desde já. Caso queira se antecipar e encerrar ele, visite esta página e siga as instruções.
Segundo o LifeHacker, o Google afirma que o encerramento vai levar tempo e que os dados do usuário podem não desaparecer exatamente no dia 02/04. Mas para não correr riscos caso tenha algo que queira salvar, faça isso agora.
Vale mencionar que as fotos e vídeos salvos no Google Fotos não serão apagados quando o Google+ bater os bits.
Sem rastreadores. Sem anúncios. Sem paywall.
Se você gostou do conteúdo, considere pagar um cafezinho para o autor.
Este blog não mostra mais anúncios, nem conta com rastreadores ou paywall. De verdade. Não rouba seus dados e nem os vende. Ele conta apenas com a colaboração dos leitores.