Google Planilhas tem função escondida que faz traduções

Você sabia que dá para realizar traduções dentro de uma planilha do Google sem ter que se acessar o site do Tradutor? Pois é, quem precisa ir até um site específico quando se pode fazer o serviço com uma simples fórmula?

Para quem já está familiarizado com elas em programas do tipo como o Excel, usar esse recurso vai ser bem fácil. Mas também não é difícil para quem nunca usou algo assim na vida. Vou explicar a lógica a seguir.

Basicamente, a regra a ser inserida na célula onde a tradução deve aparecer, como por exemplo a célula B1, é essa:

=googletranslate(A1, "i1", "i2")

Não esqueça do símbolo de igual (=) antes de tudo. No modelo acima, A1 é a célula com o termo em outro idioma. Já i1 é o idioma de origem da palavra e i2 é o idioma de destino da tradução.

Portanto, para mostrar na célula B1 a tradução do inglês (en) para o português (pt) da palavra cake que está na célula A1, digite o seguinte na célula B1:

=googletranslate(A2, "en", "pt")

Ao pressionar Enter, a palavra cake vai aparecer no idioma que você definiu como de destino, no caso o bom e velho português (portanto, bolo). Não são todas, mas várias línguas estão disponíveis para se fazer combinações:

zh (chinês)     ru (russo)
hi (hindu) ja (japonês)
ar (árabe) ko (coreano)
pt (português) ge (alemão)
it (italiano) fr (francês)
tl (tagalo) vi (vietnamita)

Se na coluna A2, A3 e A4 há outras palavras para traduzir, não precisa repetir a fórmula nas células B2, B3 e B4. Basta clicar no canto da célula B1 e arrastar até a célula B4. Assim as palavras na coluna A serão traduzidas automagicamente.

Abaixo tem um vídeo convertido de um GIF disseminado nas redes sociais e que foi criado por Jake Miller. Em quarenta segundos, ele exemplifica visualmente como funciona o recurso para que você possa consolidar melhor o explicado acima.

Traduzindo textos no Google Planilhas

Esse é mais um dos recursos interessantes da suíte de escritório online do Google que pouca gente conhecia. Existem muitas outras funções a explorar, mas aos poucos vou trazendo aqui para você ler.

Gostou? Não perca um post novo do blog: