Ferramenta do Google avisa se sua senha aparece em vazamentos

Nos últimos anos, bilhões de senhas e dados de usuário ganharam a visibilidade que não foram feitos para ter. Ataques e descuidos expuseram essa quantidade enorme de informações sigilosas e o Google tem uma ferramenta para informar se você foi afetado.

É muito importante que você use sempre uma senha diferente para cada site ou serviço onde tem cadastro. Também é importante evitar usar sequências que já estiveram presentes em vazamentos pois se tornaram de “domínio público”.

Elas podem ser usadas em tentativas de acesso não autorizado ou para extorquir você. O Check-up de Senha é um complemento para Google Chrome que mostra um alerta quando um nome de usuário ou senha que você usa foi um dos 4 bilhões que já vazaram.

Extensão Check-up de Senha avisa em caso de vazamentos.

Basta navegar normalmente na internet e fazer login nos sites que você costuma acessar.

Ele funciona ao comparar os detalhes informados com um gigantesco banco de dados. Desde que foi lançado no ínicio do ano, o experimento já contou com a participação de 650 mil pessoas de acordo com Jennifer Pullman, engenheira do Google.

Ainda segundo ela, dos 21 milhões de nomes de usuário e senhas analisados no primeiro mês de atividade, 316 mil (cerca de 1,5% do total) estavam comprometidos. Caso uma de suas combinações também esteja, mude-a imediatamente.

Mesmo senhas vazadas mas sem nome de usuário associado podem colocar você em risco. Muita gente usa as mesmas combinações e em geral sequências fracas. Hackers compram listas enormes delas pela alta probabilidade de sucesso.

Quando você usa uma senha forte e única, o risco de ser invadido é dissipado. A cada novo vazamento no futuro, o Google vai atualizar o banco de dados e manter você informado caso tenha sido afetado.

O buscador diz que todas as informações são criptografadas e que nem ele mesmo não tem acesso a elas. Nenhum detalhe sobre suas senhas, contas e dispositivos é repassado aos servidores da gigante de Mountain View de maneira legível.

Se preferir, a Mozilla também tem uma ferramenta que lista os vazamentos onde seus dados apareceram e informa por e-mail quando novas exposições acontecem. E nesse post você conhece outras formas de proteger suas contas e fazer contenção de danos.

Assim qualquer hacker que pensar em invadir você vai ter uma enorme dor de cabeça e praticamente nenhuma chance de ter sucesso.

Acompanhe pelas redes sociais