Faça o Google Assistente parar de salvar gravações de sua voz

Se você costuma usar o Google Assistente ainda que ocasionalmente, deve saber que ele mantém tanto a transcrição do que você falou como a gravação do que foi dito. Para evitar que ele se comporte assim, veja como alterar esta configuração.

Aqui no Brasil as caixas de som inteligentes ainda não são muito difundidas, mas nos Estados Unidos a coisa tem se tornado quase onipresente. E são tantas gravações que elas mantêm que teve gente criando uma música com o que foi registrado.

Por aqui temos o Google Assistente em nossos telefones, o que nos permite aproveitar alguns recursos. Se você fica desconfortável sabendo que está tendo suas falas recordadas, saiba que não é muito difícil evitar que isso aconteça.

Você atualmente já pode apagar todos os registros que o Google possui sobre você em todos os meios que ele possa usar para criar um histórico. Mas também dá para evitar que ele sequer chegue a criá-los. Para fazer isso, basta seguir esses passos.

Controle de atividades do Google.
  • Acesse a página Minhas Atividades;
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
  • Clique em Controles de Atividade;
  • Role a página até chegar em Atividades de Voz e Áudio;
  • Clique no interruptor azul para que ele se torne cinza, representando a desativação do recurso;
  • Uma tela popup vai aparecer dizendo o que você vai perder e o que vai mudar ao fazer isso;
  • Se estiver de acordo com as contrapartidas, confirme a desativação.

Caso queira voltar atrás, basta repetir estes passos e apertar novamente no interruptor para que ele fique azul. Entre as contrapartidas mencionadas está que você pode deixar de ser compreendido corretamente pelo Assistente.

Barbara Krasnoff do The Verge tem um desses alto-falantes espertinhos e fez o teste. Antes de desativar o recurso, ela falou “oi Google, isso é um teste”. Como resposta, recebeu “estou te entendendo perfeitamente”.

Depois de desativar a função, Barba disse “oi Google, esse é um segundo teste” e como resposta recebeu uma lista de vídeos do YouTube com “segundo teste” na descrição. Então houve uma mudança considerável após desligar o registro de voz.

Fique ciente ainda que as outras atividades que o Google salva continuarão sendo registradas. Por exemplo, os dois testes que a Barbara fez apareceram transcritos na lista de atividades dela. A diferença é que no segundo não tinha um arquivo de áudio.

Se você tem uma caixa de som inteligente ou usa o Google Assistente no seu telefone, pode fazer algo para não perder os recursos mais espertos da inteligência artificial. Basta apagar todo o registro de atividades regularmente.

Assim você pode manter ativas as gravações de áudio do que você fala e então apagar tudo em intervalos regulares. Essa exclusão pode ser feita também pela página Minhas Atividades clicando nos três pontinhos que mencionei anteriormente.

É com você, decida com sabedoria.