Como criar uma assinatura em HTML com imagens para o GMail

O rodapé dos seus e-mails pode ser bem mais interessante e colorido do que algumas linhas em texto puro. Você pode criar uma assinatura em HTML que inclua imagens e ícones para suas redes sociais.

Veja, por exemplo, a minha assinatura. Como estudante de jornalismo, decidi incluir essa raposinha no rodapé de todas as mensagens que envio. Ao lado dela, o endereço deste blog e dos perfis sociais.

Assinatura para o GMail
Minha assinatura

Anteriormente, eram apenas duas linhas em texto puro dizendo “Atenciosamente, Cadu Silva”. Bem tedioso e formal, não acha? Para que ela se transformasse no que você vê acima, criei um arquivo HTML com este código.

Se quiser, pode se basear nele e editar como desejar. Provavelmente há algo que possa ser melhorado, então fique à vontade. Hospede as imagens que você for utilizar em serviços como o imgur.

Se você usar uma que está salva em seu computador ou que está codificada em base64, o tutorial não vai funcionar. Ou o editor do GMail não vai carregar a imagem ou vai enviar o e-mail sem ela quando você testar.

Você pode salvar o código em um arquivo de texto com extensão .html ou colar ele no campo da esquerda neste site e começar a fazer as alterações. Quando estiver pronto, vamos para o passo seguinte.

Abra o arquivo HTML com o seu navegador, selecione tudo e copie. Caso tenha usado o site mencionado acima, copie tudo o que estiver no campo da direita. Agora visite sua caixa de entrada no GMail.

LEIA TAMBÉM  Como selecionar e copiar textos em páginas que bloqueiam essas ações

Clique no ícone com uma engrenagem e depois em Configurações. Role a página até chegar em Assinatura, ative o uso delas caso não o tenha feito e cole no campo o que você havia copiado nos passos anteriores.

Assinatura pronta
Inserindo assinatura HTML no GMail

Salve as alterações e clique no botão de compor uma nova mensagem. Faça um teste enviando para alguém ou para você mesmo e veja se as imagens que você inseriu são carregadas com sucesso.

Prontinho, use sua criatividade e monte assinaturas bem mais legais do que algumas linhas de texto. Você pode incluir sua foto e outros dados como sua profissão, seu telefone e o que mais lhe convier.

Infelizmente, este tutorial não funciona no aplicativo do GMail e a assinatura só vai aparecer nos e-mails enviados pela página web do serviço. Mas é possível usar o código HTML em clientes de e-mail compatíveis como o Thunderbird.