Como baixar imagens GIF do Giphy

O Giphy é um dos principais sites quando se trata de procurar imagens GIF na internet. E os GIFs são, por sua vez, uma das formas mais usadas para se expressar na web. Uma tecnologia direto dos primórdios da grande rede e que até hoje faz sucesso.

Porém baixar essas imagens com movimento pode não ser uma tarefa tão fácil. Às vezes elas são apresentadas como vídeo ou no formato WebP animado. Isso é feito para que elas carreguem com mais velocidade e menor peso em navegadores modernos.

Para fazer download delas, vamos usar o script Giphy GIF Source. Para instalar, você precisa do complemento Tampermonkey adicionado em seu navegador. Ele é compatível com o Firefox, Chrome, Edge, Safari e vários outros.

Agora basta abrir a página de uma imagem no site do Giphy e clicar com o botão direito sobre o GIF desejado. Selecione para que ele abra em uma nova janela e o script vai redirecionar você para o link direto com o arquivo da animação. Veja:

Depois disso é só salvar no seu computador ou smartphone. Sim, o Tampermonkey e o script usado nesse post funcionam em navegadores móveis também. Um exemplo é o Firefox Mobile ou o Kiwi Browser para quem prefere algo baseado no Chrome.

Basta que seu browser preferido permita instalar complementos. Agora sempre que você quiser baixar um GIF que encontrou no Giphy, basta seguir esse tutorial e salvar ela em sua pasta de memes e reações.