Firefox Monitor avisa quando seus dados caem em vazamentos

O Firefox Monitor fica de olho e alerta quando seus dados caem em mãos erradas por conta de algum vazamento. Ataques hacker (ou descuido) sempre acontecem e sempre vão acontecer pois nenhum sistema é totalmente seguro.

Tem uns que são muito inseguros, como bancos de dados desprotegidos ou senhas em texto puro. Além de que sempre existe alguém em busca dessas negligências. Mas nem sempre essa pessoa tem boas intenções e pode querer tirar proveito da situação.

Um exemplo disso é usar as informações para invadir suas contas, vender seus dados ou te extorquir. A partir do banco de ocorrências do projeto Have I Been Pwned, o Firefox Monitor lista todas as situações em que seu e-mail esteve envolvido.

Você pode adicionar outros endereços para que eles também sejam monitorados. O site apresenta um sumário com o número de e-mails em acompanhamento, a quantas brechas você foi exposto e quantas das suas senhas foram vazadas.

Página inicial do Firefox Monitor
Página inicial do Firefox Monitor

Logo abaixo disso fica a lista com algumas das ocorrências de cada endereço de e-mail cadastrado. Ao clicar em qualquer uma delas, você tem acesso a um resumo do caso com a data quando ocorreu, o que foi vazado e o que fazer agora.

O primeiro passo é mudar sua senha e jamais usar a mesma em sites diferentes. Considere um gerenciador de senhas para ajudar. Você pode usar soluções como o KeePass, LastPass, 1Password ou mesmo o Firefox Lockwise.

O site ainda permite fazer uma pesquisa entre as brechas onde seus e-mails apareceram e tem uma página com dicas de segurança. Não dispense boas práticas para se manter seguro e, se o pior acontecer, seja avisado com a dica deste post.