Como fazer portabilidade de salário

As contas salário são bem limitadas. Elas só recebem depósitos do empregador e têm movimentação bem restrita, muitas vezes apenas por caixas eletrônicos. Nem sequer acesso ao app é fornecido por alguns bancos.

Várias empresas te obrigam a abrir uma conta dessas em uma determinada instituição financeira. Mas às vezes você já tem uma conta corrente em outro banco ou conta de pagamento numa fintech e quer aproveitar os benefícios de levar seus vencimentos.

A portabilidade de salário permite justamente isso. De forma gratuita, o dinheiro fica disponível no banco de destino até às 12h do dia de pagamento. Entre as vantagens que os bancos oferecem estão linhas de crédito como cartões e isenção de tarifas.

Para portar seu salário, basta acessar o aplicativo do banco de destino. Você não precisa falar com a empresa nem com o banco no qual recebe atualmente. Mas também não pode encerrar essa conta. Ela vai servir de trampolim para seu dinheiro.

O empregador vai continuar depositando no banco de sempre. A diferença é que este mesmo banco vai transferir automática e gratuitamente para onde você definir. Você vai precisar do CNPJ da empresa em que trabalha, o nome dela e o nome do banco atual.

Como fazer a portabilidade do seu salário

Banco Itaú

Acesse sua conta pelo app, clique em Serviços no rodapé e depois em Portabilidade de Salário. Agora é só informar o nome da empresa onde trabalha, o CNPJ dela e o nome do banco onde recebe atualmente;

Banco Bradesco

Acesse sua conta pelo aplicativo, clique em Portabilidade de Salário, depois em Solicitar Portabilidade e informe o CNPJ da empresa onde você trabalha seguido pelo nome do banco onde recebe atualmente;

Banco Santander

Acesse sua conta pelo aplicativo e no menu vá até Conta Corrente e depois toque em Traga seu salário. Informe a Razão Social e CNPJ da empresa onde trabalha assim como o nome do banco onde recebe atualmente.

Banco do Brasil

Acesse sua conta pelo aplicativo e no menu siga para Conta Corrente, depois Portabilidade de Salário e por fim Trazer seu salário para o BB. Agora informe o CNPJ da empresa onde trabalha e o nome do banco onde recebe atualmente.

Banco Next

Acesse sua conta pelo aplicativo e toque em Trazer meu salário. Em seguida, informe o CNPJ da empresa onde você trabalha e qual o nome do banco onde recebe o salário atualmente. Rapidinho.

Banco Original

Acesse sua conta pelo aplicativo e no menu clique em Portabilidade de Salário. Informe o nome da empresa onde trabalha, o CNPJ dela e o nome do banco onde recebe o salário atualmente. Pronto, solicitação feita.

Banco Inter

Acesse sua conta pelo aplicativo e clique em Portabilidade de Salário. Depois informe Razão Social e CNPJ da empresa onde trabalha seguido pelo nome do banco onde recebe o salário atualmente.

NuConta

Acesse sua conta e arraste o card com o saldo para baixo. Em Configurações da NuConta, clique em Receber salário. Você vai precisar da Razão Social da empresa onde trabalha, o CNPJ dela e o nome do banco onde recebe atualmente.

Agibank

Acesse sua conta pelo aplicativo e no menu lateral toque em Trazer seu salário. Depois é só preencher os dados solicitados.

Caixa Econômica Federal

A depender do site da instituição, você precisa baixar um formulário (arquivo .doc) e levar preenchido até sua agência para dar prosseguimento ao pedido. No site também existem algumas perguntas frequentes, caso tenha dúvidas. Não encontrei no aplicativo uma opção para fazer isso de forma mais facilitada.


As informações como Razão Social e CNPJ você encontra no holerite/contra-cheque ou no setor de Recursos Humanos da empresa. A solicitação de portabilidade de cinco a quinze dias úteis e o banco atual pode ligar para confirmar.

Ele pode aproveitar ainda para tentar fazer você desistir. Mas uma vez realizado o procedimento, no próximo dia de pagamento o dinheiro passará a estar disponível na conta do banco de destino que você escolheu.

Você gostou do que leu? Dê um Amei!