Google Docs: veja como extrair o texto presente em uma imagem

As ferramentas do Google são cheias de surpresas. E agora apresento a você este recurso do Google Docs que identifica o texto presente em uma imagem e o torna editável. Assim você não precisa ler e reescrever manualmente cada palavra.

O processo é muito simples, mas parece um easter egg pois você geralmente não coloca o Word para abrir suas fotos no computador, não é? Mas é exatamente isso que você vai fazer com o Google Docs.

Pegue a foto da qual deseja extrair o texto e salve-a no Google Drive. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre ela e, em Abrir com, selecione Google Docs na lista.

Google Docs: extraia o texto de uma imagem
No teste realizado, mesmo textos feitos à mão são reconhecidos.

Quando o novo documento de texto carregar, a foto aparecerá no topo da página seguida pelo texto que ela contém. Esse processo de reconhecer palavras em imagens se chama OCR, sigla inglesa que significa Reconhecimento Ótico de Caracteres em bom português.

Quando a foto é aberta com o Google Docs, o algoritmo do Google usa essa tecnologia para reconhecer o que tem escrito nela e te mostra o resultado com o texto extraído.

Funciona com os principais formatos de imagem, como JPG e PNG, sendo possível até mesmo identificar manuscritos e textos de painéis como essas imagens dos links. Testei e funcionou.

Daí é só copiar, editar, fazer o que quiser com ele.

Acompanhe pelas redes sociais