Tecnologia

Como desinstalar o Microsoft Edge

Publicado em 19/08/2020    5 minutos de leitura

A Microsoft está começando a migrar seus usuários de versões antigas do Internet Explorer e do Microsoft Edge Legacy para o novo Microsoft Edge Chromium (ou novo Microsoft Edge). Com isso, em breve não será possível desinstalar este navegador do seu computador.

O Microsoft Edge em sua encarnação mais recente, baseada no Chromium, é um ótimo navegador. Ele traz o melhor do que existe no mundo do Google Chrome e do Mozilla Firefox, como proteção contra rastreamento do navegador da raposa do panda vermelho.

Mas logo não será possível removê-lo facilmente. A Microsoft deseja evitar problemas com programas que dependem do Edge para funcionar, como era nos tempos do Internet Explorer. E, claro, ela quer muito mesmo que você passe a usar a criação dela.

A Microsoft lançou o novo Edge em janeiro deste ano e agora anunciou que vai aposentar a versão Legacy e o Internet Explorer (IE) nos próximos 12 meses. Já em novembro deste ano o Microsoft Teams está agendado para deixar de suportar o velho IE.

Em março do ano que vem alcançamos o fim da vida da versão Legacy do Microsoft Edge. E, finalmente, em agosto de 2021 o Microsoft 365 deixará de suportar o Internet Explorer. Isso deve marcar o fim da trajetória do clássico navegador do Windows.

Após estas datas você pode continuar usando os browsers obsoletos, mas não haverá mais suporte. Assim, os sites vão começar a não carregar por completo ou ficar inacessíveis. E isso a começar pelos produtos da própria desenvolvedora.

Mas voltando ao Edge Chromium, você é livre para usar outro navegador como principal e ignorar o Edge. Mas onde for possível, você poderá ver “Experimente o novo Edge”. Então se não planeja usá-lo de nem ser incomodado, pode ser melhor desinstalar ele.

Mas caso vá pelos caminhos tradicionais, como clicar em um botão “Desinstalar” via Painel de Controle, não vai encontrar esta opção. Será preciso um pouco mais de criatividade para conseguir desinstalar o Edge. Isso não vai quebrar sua instalação do Windows.

Primeiro vamos ver como desativar o Edge e definir outro navegador como principal. Então veremos como desinstalar ele através do Windows PowerShell.

Desativando o Microsoft Edge

Você não precisa ir tão longe quanto desinstalar o Microsoft Edge Chromium, na verdade. Você pode simplesmente definir um outro navegador como principal. Alternativas não faltam: Chrome, Firefox, Vivaldi, Opera, Brave.

E conhecendo o histórico de bugs do Windows 10, isso pode até salvar você de alguma dor de cabeça futura caso algo pare de funcionar como esperado. É uma alternativa mais tranquila. Para substituir o Microsoft Edge como navegador principal, faça o seguinte:

  1. Abra o menu Iniciar e clique em Configurações;
  2. Depois vá até Aplicativos e então Aplicativos Padrão;
  3. Role até encontrar Navegador;
  4. Escolha aquele de sua preferência;
  5. Remova o Microsoft Edge da barra de tarefas clicando com o botão direito do mouse sobre ele.

Isso deve tirar ele da sua frente por um tempo, até que de alguma forma a Microsoft apareça sugerindo ele para você. Alguns links continuarão abrindo no Microsoft Edge independente do navegador principal que você definir.

Caso isso te incomode…

Desinstalando o Microsoft Edge

Existem pelo menos dois métodos para se fazer isso e ambos envolvem o Windows PowerShell.

Primeiro Método

Abra o explorador de arquivos do Windows e digite o seguinte na barra de endereços:

C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application

Caso não seja onde o Edge está instalado na sua máquina, procure pelo caminho correto ou pesquise por “Edge” na barra de busca. Na pasta de instalação deve existir outra pasta com uma sequência numérica que é a versão instalada do browser. Exemplo: 84.0.522.61.

Dentro dela, procure e abra a pasta Installer. Vá até o menu Arquivo, depois Abrir Windows PowerShell e então a opção que o executa como administrador. Quando perguntado, clique em Sim para permitir que este programa faça alterações em seu computador.

Agora digite o seguinte na tela azulada que aparece:

.\setup.exe -uninstall -system-level -verbose-logging -force-uninstall

Pressione Enter e deixe que o comando faça seu trabalho. Caso tudo ocorra como esperado, você logo estará livre do Edge Chromium. Mas se algo deu errado, experimente o próximo método.

Segundo Método

Comece pesquisando por PowerShell no menu Iniciar e execute o programa como administrador. Confirme que ele pode realizar alterações em seu dispositivo e, na tela azul que surge, digite: get-appxpackage *edge*.

Usando o PowerShell para desinstalar o Microsoft Edge
Tela do Windows PowerShell com detalhes sobre o Microsoft Edge instalado

Várias linhas serão impressas na tela. Procure entre elas por uma que começa com PackageFullName. Copie o que vem logo após o sinal de dois-pontos na mesma linha. Caso apareçam várias versões do Edge, procure aquela que bate com a versão da pasta do método 01.

Agora digite remove-appxpackage e em seguida cole o texto que você copiou. Ao pressionar Enter, o Microsoft Edge será removido do seu computador.

Visitante, fique por dentro!
Para mais conteúdos como este, siga:

E se você gostou da leitura
Compartilhe esta postagem e espalhe a palavra: