Descubra em tempo real como sua voz realmente soa

Você provavelmente é uma das muitas pessoas que se surpreenderam com a própria voz ao escutar ela gravada. Percebeu como ela é diferente daquela que se ouve dentro de sua própria cabeça? Veja por quê.

O treinador vocal Chris Beatty explicou para o LifeHacker onde se encontra o problema. Segundo ele, recebemos pelos lados de nossa face uma prévia da maneira como nossa voz soa, diretamente em nossos ouvidos.

Junte isso com as vibrações do seu crânio geradas pelas cordas vocais e temos uma percepção errada de como soamos. É por isso também que achamos que nossa voz tem um tom mais grave, até ouvir seu tom verdadeiro e mais agudo.

Mas você pode dispensar gravações para seguir uma sugestão de Beatty que funciona em tempo real. Faça uso de duas pastas, revistas ou dois pequenos blocos de várias folhas de papel.

Posicione-as na frente de seus ouvidos nas laterais do seu rosto como mostra o vídeo (em inglês) abaixo.

Isso bloqueia as prévias que vêm pelas laterais da sua face. Assim, o som que sai da sua boca tem que dar uma volta pelo ambiente em que você se encontra, incluindo carpetes e móveis, para que você possa ouvi-la.

Desta forma, você estará ouvindo como realmente é sua voz, permitindo que possa ajustar ela em tempo real para o que desejar fazer em seguida, como gravar sua participação numa rádio.