O Windows, pelo menos desde a versão 10, tem o péssimo costume de ajustar automaticamente o volume do microfone quando você está numa chamada por vídeo, por exemplo. As intenções podem ser boas mas os resultados nem tanto.
Esse recurso é ruim, ou pelo menos muito chato, pois dificulta que as pessoas na sala com você possam te ouvir direito, já que o ajuste costuma ser sempre pra baixo. Então sua voz vai ficar mais difícil de escutar e compreender.
Configurando o Windows
O primeiro passo é pressionar a tecla com o símbolo do Windows junto com a tecla R. A janela do Executar irá se abrir. Nela, você deve colar mmsys.cpl
e apertar Enter. Na janela que se abre, vá até a aba Gravação e selecione o dispositivo que você usa como microfone.

Ao abrir seu dispositivo de gravação, corra até a aba Avançado e desmarque a caixinha “Permitir que os aplicativos assumam o controle exclusivo deste dispositivo”.

Clique em OK e na janela anterior, chamada de Sons, acesse a aba Comunicações. Nela selecione a última opção, chamada de “Fazer nada” no que se refere ao que o Windows deve fazer ao detectar atividades de comunicação.

Pronto! Isso deve resolver. Lembrando que alguns programas, como o Skype, têm suas próprias configurações que podem se sobrepor às do sistema operacional e assim, caso o problema persista, é importante observar nas configurações do programa o que está havendo.
O Google Chrome é o culpado
Há ainda algo pouco mencionado nesses tutoriais de como evitar o ajuste automático de volume do microfone no Windows: o Chrome é um dos programas que ignoram as definições do sistema operacional e vai continuar ajustando o volume contra a sua vontade.
Para evitar isso, você pode instalar a extensão Disable Automatic Gain Control. Ele não possui configurações e funciona apenas no endereço do Google Meet, mas você precisa clicar no ícone ao entrar numa sala para que ele passe a funcionar e impeça o controle do Chrome sobre seu microfone.
Agora sim, fim do tutorial. Com isso seu microfone deve ficar no volume que você configurou manualmente e não naquele que o sistema operacional ou programa específico definiu. Apenas observe para não deixar tão alto que comece a picotar ou distorcer.
Sem rastreadores. Sem anúncios. Sem paywall.
Se você gostou do conteúdo, considere pagar um cafezinho para o autor.
Este blog não mostra mais anúncios, nem conta com rastreadores ou paywall. De verdade. Não rouba seus dados e nem os vende. Ele conta apenas com a colaboração dos leitores.