Como denunciar números que enviam golpes e spam por SMS

Você já deve ter recebido inúmeros torpedos falando que você ganhou prêmios, que sua conta no banco onde não é correntista está para ser bloqueada ou algum outro tipo de spam ou golpe. As operadoras dispõem de um número para receber denúncias.

Para reportar remetentes que tentam te enganar ou prejudicar, envie uma mensagem para 7726 contendo o DDD e número do telefone malicioso. Repita quando solicitado. Veja um exemplo: 11922224444. O serviço é gratuito e vale para todas as operadoras.

Número denunciado para a Claro e para a Vivo.

O canal é o mesmo e o número de destino não varia. Você vai receber uma mensagem confirmando o registro da denúncia. Agora é só bloquear e reportar também no seu aplicativo de SMS, como por exemplo o Google Mensagens no Android.

Basta, na lista de mensagens recebidas, tocar e segurar em cima do SMS de spam ou golpe. Você verá um ícone de “proibido” representando a função de bloquear. Ao clicar, é possível também fazer a denúncia de spam ao Google.

Exemplo da interface de denúncia do Google Mensagens

Pronto, com isso você mantém as operadoras cientes de quem anda tentando aplicar golpes para tomar as medidas apropriadas. E, no caso do Google, as denúncias servem para alertar outros usuários. Mensagens recebidas de remetentes reportados são sinalizadas.

É uma cilada, Bino

A seguir algumas dicas para não cair em golpes.

Desconfie de links estranhos recebidos por SMS mesmo que contenham informações familiares como número do seu celular nele. Também não confie em mensagens escritas de|maneiras|estranhas|assim.

Se a mensagem disser que é de um banco mas usar um número de celular aleatório, é sinal de golpe. Geralmente, comunicações assim chegam de números especiais com 5 dígitos ou do 4004 0001 no caso do Banco do Brasil.

Bancos e empresas não costumam enviar links que te levam para outro lugar, muito menos links esquisitos. Se você não é correntista ou cliente do banco ou empresa que diz ser remetente da mensagem, provável que é uma cilada.

Sempre desconfie de mensagens que chegam no seu aparelho sem que você ter pedido, como códigos de autenticação por dois fatores. Jamais ligue de volta para os números que aparecem como remetentes das mensagens.

Não envie novos dados como resposta, tipo sua senha. Simplesmente bloqueie, denuncie como spam e apague a mensagem suspeita. Com essas dicas, você não vai cair em roubadas nem fazer o dia de algum bandido.

Acompanhe pelas redes sociais