Muitas pessoas têm reclamado na internet sobre o consumo do saldo pré pago mesmo com os dados móveis desligados. Isso acontece em aparelhos conectados na rede 4G das operadoras.

A explicação é que elas são voltadas para a troca de dados e não de voz como nas gerações anteriores. Tanto que, ao realizar uma ligação, alternamos para a rede 3G.

Em alguns casos, como nas operadoras TIM e Vivo, isso não acontece por conta da adoção da tecnologia VoLTE. Ela permite a transmissão de voz em HD pela própria rede 4G.

De qualquer forma, enquanto o indicador de sinal apontar o uso desta rede, haverá uma pequena troca de dados entre o aparelho e a prestadora do serviço. É daí que vem o consumo dos seus créditos.

Para contornar o problema, a solução é forçar manualmente a mudança para a rede 3G quando estiver usando o WiFi, por exemplo. Assim, com os dados móveis desativados, nem um bit sequer vai ser trocado.

O que dizem as operadoras

Em resposta aos questionamentos do site TechTudo, três das quatro principais operadoras se pronunciaram sobre a questão. A Claro negou que esse problema incomode os seus clientes.

A Vivo e a Oi disseram se tratar de algo inerente à tecnologia empregada, como expliquei acima. Apesar disso, disseram que tomam medidas para evitar cobranças indevidas.

Essas medidas seriam descartar da aferição de consumo aquelas transferências de dados em baixas velocidades. A Vivo, por exemplo, informou que ignora a troca dos primeiros 100 Kbps.

A TIM não respondeu. Depois do grande número de reclamações sobre o tema, a Anatel se posicionou. Segundo a autarquia, a operadora é responsável e deve ressarcir o usuário prejudicado.

Para ela, a cobrança não corresponde ao uso efetivo do serviço e as empresas devem aplicar medidas que impeçam o consumo indevido.

Como forçar o uso da rede 3G

Se você mesmo assim se vê incomodado com o problema e as operadoras não são de grande ajuda, ensino agora como mudar para a rede 3G. No iPhone, siga estas instruções.

Redes móveis no Android
Alterando o tipo de rede no Android.

No Android, por conta da sua fragmentação, cada aparelho pode apresentar um caminho diferente. Nos sistemas quase puros da Motorola usando Android Nougat 7.1.1, o caminho é:

  • Acesse as configurações do aparelho;
  • Clique em Mais e depois em Redes Móveis;
  • Em Tipo de Rede Preferencial, selecione 3G.

Existe ainda um app que funciona como atalho para qualquer aparelho Android. Pronto. Sempre que sair da rede WiFi ou der na telha de usar a rede 4G, é só usar um desses dois caminhos.