Correios Minhas Importações

Correios: agora você pode pagar taxas de importação pela internet

Os Correios fecharam uma parceria com a Receita Federal para permitir o pagamento de taxas de importação via internet. Até então, era preciso ir pessoalmente numa agência resgatar o pacote e pagar em dinheiro. Com o novo sistema, você não vai precisar nem sair de casa.

Tudo poderá ser feito via internet, desde o pagamento de impostos até o envio de contestações a respeito de taxas consideradas abusivas. Você poderá enviar os documentos necessários pelo site dos Correios e aguardar uma decisão. Outra das principais mudanças trazidas é o aumento no valor máximo de importação.

Ele subiu de US$ 500 para US$ 3.000. Além disso, o novo sistema passa a valer para pessoas jurídicas e não somente para pessoas físicas. Você já pode realizar seu cadastro no novo sistema dos Correios, mas há um calendário para que os produtos importados passem a integrar o novo sistema:

  • Objetos com código iniciado em E: a partir de 18/10/2017
  • Objetos com código iniciado em L, R ou sem código: a partir de 06/11/2017
  • Objetos com código iniciado em C: a partir de 11/12/2017

Depois de você receber a triste notícia de que um de seus pacotes foi taxado, poderá pagar o imposto com cartão ou boleto. Assim que o pagamento for processado, o produto será entregue em sua residência. Melhor do que ter que sair de casa no sol quente, na chuva ou no intervalo do trabalho.

Outra novidade bacana é que com essa integração e informatização, a famosa demora para receber sua encomenda pode ser reduzida em até 10 dias. Caso ainda tenha dúvidas sobre a novidade, os Correios disponibilizaram este arquivo PDF com algumas perguntas frequentes a respeito do novo sistema.