Conheça 4 apps para ler o QR Code na TV com seu celular

Com a pandemia, algo que se popularizou bastante foi o uso de QR Codes. Essas imagens cheias de pequenos quadradinhos foram muito utilizadas nas lives de bandas e artistas no ano de 2020.

Diante da impossibilidade de fazer shows presenciais, esses profissionais da música se voltaram para transmissões ao vivo no YouTube que contavam com o quadradinho branco com um código QR no canto da tela.

Posteriormente, os canais de TV passaram a usar mais esses códigos bidimensionais para levar as pessoas até sites de alguma campanha publicitária ou ação solidária, por exemplo.

Graças a essas imagens, você pode simplesmente apontar a câmera do seu celular para o código QR. Seu telefone então vai interpretar a imagem e revelar o link para onde ela aponta. Bem, isso se seu aparelho estiver preparado para tal.

Celulares desatualizados

Apesar da popularização dos códigos QR, um problema crônico no Brasil e no mundo são celulares que não recebem mais atualizações de suas fabricantes. Com isso, muitos sistemas operacionais estão defasados.

E graças a essa realidade, os aplicativos nativos de câmera muitas vezes não estão preparados para entender o código QR que está na tela. Por conta disso, se você tem um celular Android nessa situação, precisa instalar um app.

Ele pode ser do próprio Google, como veremos a seguir, ou de algum outro desenvolvedor. Mas, verdade seja dita, algumas fabricantes já dispensam essa necessidade em gerações recentes de seus aparelhos. Um exemplo é a Motorola.

Mesmo que ela mereça críticas por sua política de atualização de dispositivos, as gerações mais atuais já possuem reconhecimento de QR Code integrado no app da câmera que vem nos aparelhos dela.

A Apple também já embutiu o recurso no app de câmera em seus aparelhos desde o iOS 11, pelo menos. Basta ativar a leitura de códigos QR nas configurações e, quando um for reconhecido, você verá uma notificação.

Eu tenho um Moto G7 Plus com essa capacidade de ler QR Codes, já minha mãe com um Moto E5 não pode dizer o mesmo. Para ela e muitos outros usuários de várias fabricantes, o jeito é contar com uma das soluções a seguir.

Apps para ler QR Code

Google Lens

Capture e interprete QR Codes com o Google Lens
Capture e interprete QR Codes com o Google Lens. Foto: Reprodução

Com o Google Lens, você consegue ler QR Codes e ainda é capaz de obter informações sobre tudo ao seu redor. Basta apontar sua câmera que o Lens vai reconhecer e mostrar detalhes sobre o que está vendo.

Assim é possível saber para onde aponta o código QR daquela promoção ou campanha solidária na TV, traduzir textos em tempo real, descobrir informações sobre móveis, animais e plantas, resolver fórmulas matemáticas e muito mais.

Free QR Scanner

Free QR Scanner entende QR Code e código de barras.
Free QR Scanner entende QR Code e código de barras. Foto: Reprodução

Um dos mais populares leitores de QR Code para Android, o Free QR Scanner é gratuito como o nome sugere e permite não apenas ler como também criar códigos QR. Você pode compartilhar tudo com seus amigos ou salvar em seu celular.

Caso o lugar esteja muito escuro, há um atalho para ligar a lanterna do aparelho. E esse app não pede uma tonelada de permissões, mas somente o acesso à sua câmera para que faça seu trabalho.

Kaspersky QR Scanner

Kaspersky QR Scanner informa se o código QR é inseguro.
Kaspersky QR Scanner informa se o código QR é inseguro. Foto: Reprodução

Um dos melhores apps para interpretar códigos QR, ainda conta com o nome de uma famosa desenvolvedora de soluções de segurança por trás. Com o Kaspersky QR Scanner, você fica sabendo se o QR code aponta para um lugar inseguro.

Você verá um alerta caso o link embutido no código QR pretenda te levar para um site esquisito. Assim como o app anterior, aqui você também encontra um histórico de tudo aquilo que escaneou caso precise recuperar depois.

O app da russa Kaspersky é gratuito e está disponível também para iOS.

NeoReader QR & Barcode Scanner

NeoReader é cheio de recursos mas mostra publicidade.
NeoReader é cheio de recursos mas mostra publicidade. Foto: Reprodução

Como o nome indica, ler códigos QR não é a única coisa que este aplicativo sabe fazer. Códigos de barras, como aqueles encontrados em boletos e produtos o supermercado, também conseguem ser interpretados pelo NeoReader.

Assim, se torna muito útil por exemplo quando você está pesquisando um produto em uma loja física e quer saber mais informações sobre ele na internet. Desta forma você pode ler análises e decidir se é uma boa ideia comprar ele.

Ou então, se é uma ideia ainda melhor deixar para comprar ele online e ganhar um desconto no preço. O aplicativo do NeoReader é gratuito e está disponível também para usuários de iOS.

Ele mantém um histórico, como os outros apps mencionados aqui, mas em contrapartida a tudo o que oferece, mantém um anúncio no rodapé. Ele pode ser desativado ao pagar uma pequena taxa.

Teste seu leitor de QR Code

Agora que você já consegue interpretá-los, escaneie o código QR abaixo na tela do seu computador para abrir esse texto no seu celular, só para exemplificar:

Use esse QR Code para abrir este texto no seu celular.
Abra este texto no celular com esse QR Code.

Um QR Code ainda pode conter várias outras informações além de endereços da internet. Você pode inserir nele números de telefone, informações de contato, pode engatilhar uma mensagem de texto SMS ou uma chamada.

Pode apontar o celular para uma localização geográfica num app de mapas, pode incluir um evento no calendário, engatilhar uma mensagem por e-mail e até mesmo compartilhar os dados de conexão a uma rede WiFi.

Você pode usar alguns dos apps acima ou ferramentas como esta para tirar proveito de todos esses recursos. Pode até mesmo adicionar uma logo para aparecer bem no meio do QR Code gerado. Bem legal, não é?

Assim você pode divulgar suas informações num cartão de visitas, pode permitir que as pessoas salvem seu contato na agenda, coloquem no calendário seu evento, encontrem sua loja no mapa, conectem-se no seu WiFi.

Códigos QR podem até mesmo te ajudar a organizar caixas numa mudança. Funcionam até para pagamentos em maquininhas ou fazer um PIX. Solte a criatividade e faça bom uso da tecnologia, agora que está tão disseminada.