Aprenda a usar seu celular Android como uma webcam

As câmeras de computadores podem ser bem ruins, como as dos notebooks. Algumas delas possuem uma resolução VGA baixíssima para baratear o preço. Mas a seguir você aprende a usar a câmera do seu Android como webcam.

Em tempos de pandemia, é muito importante ficar em casa. Se você pode se dar a esse luxo, não precisa perder contato com amigos e parentes. Só não pode ir até a casa deles e, desta forma, a solução é se comunicar por videoconferência.

Nossos celulares costumam ter câmeras bem melhores que nossos PCs. E também, para que gastar dinheiro com uma webcam USB se podemos usar um equipamento que já temos? Nem sequer temos lojas abertas para isso, somente online.

Através do seu celular Android você vai poder participar de chamadas de vídeo com seus amigos e parentes durante esta pandemia contando com uma qualidade de imagem maior e dispensando fios.

Para isso, vamos usar o app DroidCam da dev44apps. A versão gratuita é bem básica mas funciona tanto via rede WiFi quanto via cabo USB, aquele de carregamento. Primeiro, baixe o app para seu telefone e o cliente para seu computador nesta página.

Configurando o DroidCam

Ele é composto por duas partes que se comunicam para fazer o que precisamos: tem um cliente para PC e um servidor para nosso celular. Ao instalar no PC, caso seja Windows, aceite a instalação do driver da webcam virtual.

Em seguida, no seu celular, abra o app do DroidCam e avance pelas instruções até ver uma tela onde teremos um endereço IP e uma porta, como na imagem abaixo:

Servidor de webcam DroidCam no Android 10
Tela do app servidor DroidCam

No cliente em seu PC a porta já vem preenchida, bastando apenas que você informe o “WiFi IP” mostrado pelo app. Ao clicar no botão Start no cliente, imediatamente você deve começar a ver as imagens registradas pela câmera do seu telefone.

Cliente de webcam DroidCam no Windows 10
Tela do programa cliente para PC

Na versão gratuita isso é tudo o que você tem. Não dá para girar, dar zoom, fazer grandes ajustes nem salvar capturas. Tudo isso fica disponível na versão paga. Por padrão, a versão gratuita captura o vídeo na horizontal, então deite seu telefone.

Usando o DroidCam

Uma vez que o cliente e servidor estiverem em execução no seu computador e telefone, é só selecionar a webcam virtual “DroidCam” no programa de videoconferência. Agora é só colocar o telefone em um tripé de mesa e começar a gravação.

Fale com os amigos, com os parentes, grave para o seu canal, transmita sua live, tudo com seu telefone ligado ao PC.

Acompanhe pelas redes sociais