A busca reversa nos serve quando procuramos uma imagem em resolução maior ou para ver onde mais foi usada. Também é útil no combate às fake news, que costuma tirá-las de contexto.

O Google Chrome já vem com o recurso nativamente e permite fazer a pesquisa reversa no próprio serviço da gigante. Basta ter o Google como buscador padrão para começar.

Busca reversa de imagens
Pesquisa de imagem reversa no Google Chrome

Depois é só clicar com o botão direito sobre uma imagem e escolher a opção Procurar imagem no Google. Quem não usa o Chrome ou não usa o Google como buscador padrão pode ter esse recurso turbinado.

O complemento Search by Image faz exatamente o que o nome sugere, sendo compatível com uma série de buscadores. Além disso, é compatível ainda com o Chrome, o Firefox e até o Opera.

Ele permite pesquisar imagens clicando com o botão direito do mouse sobre elas ou sobre uma área contendo várias delas. Ele vai reconhecer todas, mesmo aquelas que são declaradas no arquivo de estilos do site.

Um ícone na barra de ferramentas também permite acessar as funções que não se limitam a imagens na internet. É possível fazer o upload de fotos do computador para serem pesquisadas reversamente.

Mesmo imagens em áreas privadas de sites ou quadros de um vídeo pausado podem ser pesquisados. Há uma grande lista de sites de busca compatíveis, podendo o usuário ativá-los ou desativá-los a gosto.

Você pode pesquisar em todos de uma vez (abrindo uma aba para cada um) ou apenas naquele que escolher. Na página de configurações você pode ajustar o funcionamento do complemento como desejar.

Bastante completo, não é? Agora você não precisa mais se limitar a um navegador em específico e pode ter em mãos ainda mais recursos do que uma pesquisa padrão em um só buscador.