Como baixar vídeos da Globoplay e do G1

A Globo é o maior canal de TV aberta do Brasil, assim como um enorme conglomerado de mídia. Ela e suas afiliadas produzem diversos vídeos todos os dias para a Globoplay e para o G1. E agora você descobre como faz para baixar eles.

Há duas formas de alcançar esse objetivo. Se você é assinante da Globoplay, parte do catálogo pode ser baixada pelo aplicativo. Mas se você não é assinante ou quer baixar outros vídeos da plataforma, tem um complemento que vai ajudar você.

Para quem é assinante Globoplay

Nesse caso, você pode baixar capítulos de novela e de seriados originais da Rede Globo através do app para Android e iOS. Outras produções como noticiários, reality shows, filmes, programas e conteúdos de terceiros não podem ser baixados desta forma.

Outra limitação é que o total de coisas baixadas não pode ultrapassar os 5 GB em tamanho. Então se você é assinante (usuários gratuitos não têm acesso a esse recurso) e tem ao menos 2 GB de espaço livre no aparelho, faça o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo da Globoplay para Android ou para iOS;
  2. Após o abrir o aplicativo, navegue até o conteúdo que deseja baixar;
  3. Toque no botão de download em formato de uma setinha apontando para baixo;
  4. Pronto, agora é só esperar o processo terminar.

Os vídeos que você baixar ficam disponíveis no menu Downloads para serem assistidos e somente por esse caminho. Para interromper um download em andamento, toque no ícone de parar (em formato de quadrado).

Antes de iniciar um download, nas configurações do aplicativo é possível determinar o nível de qualidade da imagem. Depois de definir por ali, todos os downloads futuros serão baixados naquele patamar de definição.

Você pode apagar os vídeos baixados selecionando eles no menu Downloads e clicando no ícone de uma lixeira que vai aparecer.

Para não-assinantes e vídeos do G1

Se você não é assinante ou quer baixar um vídeo que não está disponível para download, instale o HLS Downloader. Disponível para o Google Chrome, funciona em qualquer site que use a tecnologia empregada pela Globo.

HLS significa HTTP Live Streaming, uma tecnologia de transmissão via internet por meio de playlists. Isso ajuda a Globo a não disponibilizar links diretos para os vídeos e sim um fluxo audiovisual em tempo real.

O funcionamento é muito simples. Se você tem acesso e consegue assistir o vídeo, então é possível baixa-lo. Instale o complemento e abra uma página com um vídeo no G1 ou na Globoplay.

Dê play no conteúdo para que o HLS Downloader identifique o streaming de vídeo e mostre o link para a playlist.

Baixar vídeos Globoplay
Abra um vídeo da Globoplay ou G1 e clique no ícone do HLS Downloader.

Quando ele conseguir fazer isso, vai mostrar um número no cantinho do ícone. Toque nele e, na aba Sniffer, clique numa setinha apontando para a direita como mostrado acima.

Baixar vídeos Globoplay
Selecione a qualidade que deseja baixar.

Selecione a qualidade do vídeo que quer salvar e toque no sinal de mais (+) como ilustrado acima. No exemplo, temos duas opções LQ 360p, uma opção SD 480p e uma HD 720p. Em seguida, você será encaminhado para a aba Downloads onde poderá ver o progresso.

Baixar vídeos Globoplay
Pronto, agora é só esperar o download terminar.

Quando o processo terminar, você precisa selecionar onde vai salvar o arquivo e qual será o nome dele. Não esqueça de digitar a extensão .mp4 ao final para que ele possa ser aberto com dois cliques no seu player padrão.

Pronto, agora você pode assistir o conteúdo da Globoplay ou G1 quando quiser sem precisar de conexão com a internet. Para cancelar um download em andamento, basta acessar a aba Downloads e clicar no ícone da lixeira.

Acompanhe pelas redes sociais