Como baixar vídeos e músicas do YouTube

O YouTube se tornou um serviço de vídeos extremamente popular. Muita gente usa ele para ouvir músicas ou passar horas visitando os inúmeros canais. Se você quer baixar alguns desses vídeos, veio ao lugar certo.

Existiam muitas formas de fazer isso, mas com as mudanças implementadas pelo Google, as coisas foram se tornando mais difíceis. Por exemplo, hoje existe um modo chamado Adaptativo onde áudio e vídeo são arquivos separados.

Assim, cada parte é transmitida em simultâneo e parece uma coisa só ao reproduzir. A alternativa avançada abaixo requer um computador com o ffmpeg baixado. Desta forma é possível mesclar os dois pedaços em um único arquivo novamente.

Vou explicar tudo. Mas vamos começar pelo jeito mais fácil.

O jeito fácil

O primeiro deles é usar o site Save from Net. Ele permite baixar não só do YouTube como também de uma lista com vários outros sites, incluindo Facebook e Vimeo. E você nem precisa acessar ele primeiro para poder baixar do YouTube.

Sabe o endereço do vídeo que você está assistindo? Digamos que seja esse:

https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ

Para baixar ele através do Save from Net, basta adicionar ss antes de youtube.com no endereço. O resultado final vai ficar assim:

https://www.ssyoutube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ

Ao apertar Enter, o site para baixar será carregado junto com as opções de qualidade disponíveis para o vídeo desejado. Essa dica funciona em qualquer navegador de qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo.

Se por acaso essa maneira de baixar não funcionar ou caso deseje, você pode tentar algo mais avançado para alcançar seu objetivo.

O jeito um pouco mais difícil

Na esteira da série de posts com scripts do Tampermonkey, apresento mais uma solução baseada neles. Esse complemento funciona com vários navegadores e sistemas operacionais, mesmo aqueles para celulares.

Basta que o navegador seja compatível, como o Firefox Mobile ou o Kiwi Browser. Quanto ao script, vamos utilizar o Local YouTube Downloader. Ele ainda funciona na versão atual do site de vídeos e não retorna um erro nos links.

Após instalar o Tampermonkey e o script acima, um menu “Hide/Show Links” vai surgir logo abaixo do nome do vídeo. Ao clicar nele, uma série de opções vão aparecer. Os botões mostram informações um pouco técnicas mas vamos tentar compreendê-las.

Opções de download do YouTube
Lista com os links para as diferentes qualidades disponíveis para baixar.

Como pode ver na imagem acima, os arquivos são exibidos desta forma e sequência: resolução/qualidade, formato e codec usado. Exemplo:

1080p: video/mp4; codecs: avc1.640028
------
audio/webm; codec=vorbis

Isso significa que, na primeira linha, se trata de um vídeo com resolução full HD (1080p) no formato MP4 e usando o codec x264 AVC. Na linha logo abaixo temos um arquivo de áudio no formato WebM usando o codec OGG Vorbis.

Como eu disse antes, você nem percebe mas está baixando áudio e vídeo separadamente ao assistir um vídeo. O script Local YouTube Downloader lista as opções disponíveis e será necessário baixar os dois arquivos em separado para que possamos continuar.

Na coluna direita você tem uma série de opções de qualidade começando com os arquivos só com vídeo até chegar naqueles só com áudio. Escolha uma opção de cada, clique com o botão direito do mouse sobre o link correspondente e vá em “Salvar como”.

Unindo os arquivos com ffmpeg

Para facilitar nossa vida, renomeie o arquivo de áudio para audio e o arquivo de vídeo para video, tudo na mesma pasta. Ao baixar, ambos os arquivos vão vir com o nome videoplayback. Não altere a extensão original do arquivo, mas anote qual é.

Agora vamos ao ffmpeg. Após baixar o arquivo zip adequado para o seu computador, vá na pasta bin dentro dele e extraia o arquivo ffmpeg.exe. Coloque ele na mesma pasta onde estão os arquivos de áudio e vídeo que deseja unir.

Agora digamos que você tem um arquivo de vídeo chamado video.mp4 e um arquivo de áudio chamado audio.weba após baixar e renomear. No Windows, na pasta onde todos os arquivos estão, segure a tecla Shift e clique com o botão direito do mouse.

Depois clique em “Abrir janela de comando aqui” e digite o seguinte:

ffmpeg -i video.mp4 -i audio.weba -acodec copy -vcodec copy saida.mp4

Isso significa: pegar o arquivo de vídeo video.mp4, o arquivo de áudio audio.weba e mesclar os dois resultando no arquivo saida.mp4. Depois, é só renomear o arquivo saida.mp4 para o nome do vídeo que você baixou e guardar.

Pronto! Você pode usar esse mesmo script para baixar os vídeos como música. Para isso, baixe somente a opção audio/mp4; codec="mp4a". Você terá então um arquivo m4a pronto para ouvir ou então converter para MP3 ou outro formato, se preferir.

Acompanhe pelas redes sociais