Como fazer backup dos drivers instalados no Windows 10

Você sabia que é possível fazer backup dos drivers sem precisar de programas de terceiros? No Windows 10 você consegue fazer isso com uma simples linha de comando. Se por algum motivo você precisar fazer isso, veja como proceder.

No meu caso, a placa de rede sem fio não estava reconhecendo o canal 13, no qual o roteador decidiu mover o sinal WiFi. Como não havia motivo para que isso tivesse acontecido, suspeitei que fosse o driver instalado.

Então fiz um backup, desinstalei o controlador vigente e pedi para o Windows procurar pelo dispositivo novamente. Encontrado e driver padrão instalado, a minha rede voltou a ser reconhecida e ainda ficou num canal pouco utilizado nas redondezas.

Fazendo o backup dos drivers

Para você também fazer sua cópia de segurança, adianto que seu usuário precisa ter direitos de administrador para continuar. No menu Iniciar, procure por cmd e ao encontrar, clique com o botão direito do mouse sobre ele.

Agora clique em Mais e depois em Executar como administrador. Na tela preta que surge, digite powershell e aperte Enter.

Realizando backup dos drivers via Windows 10 PowerShell

E como a imagem acima entrega, agora digite o seguinte comando para fazer backup dos drivers de terceiros que estão instalados no seu computador:

Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\DriverBackup

Eles serão salvos na pasta C:\DriverBackup. O processo demora um pouco a depender da quantidade de arquivos e controladores existentes para guardar mas não é muito tempo. Depois é só comprimir a pasta e guardar em local seguro.

Pronto, agora você está preparado para algumas situações como a minha. Fiz um downgrade do driver mas poderia retornar para a versão previamente instalada se necessário. Vale também para atualizações ou para “voltar no tempo”.

Isso serve para restaurar um momento onde todos os drivers funcionavam perfeitamente antes de uma atualização. Se preferir, você pode usar também programas como o Free Driver Backup, que permite selecionar controladores específicos para salvar.

Acompanhe pelas redes sociais